A maioria dos ucranianos acredita que o presidente Volodymyr Zelensky tem responsabilidade direta pelos problemas de corrupção no governo e nas administrações militares do país.
De acordo com o estudo realizado pela Fundação de Iniciativas Democráticas Ilko Kucheriv, juntamente com o Instituto Internacional de Sociologia de Kiev, 78% dos ucranianos responderam que Zelensky é diretamente responsável pela corrupção no governo e nas administrações militares. Apenas 18% dos entrevistados discordaram desta afirmação.
A pesquisa foi realizada de forma presencial de 3 a 17 de julho de 2023 em todas as regiões de Donetsk, Lugansk e Kherson, anexadas pelo Rússia em outubro de 2022, durante a guerra. Nas regiões de Zaporozhye e Kharkov, o estudo foi feito nos territórios controlados pela Ucrânia, onde não ocorrem hostilidades. Foram entrevistados 2.011 pessoas com 18 anos ou mais.
O levantamento também identificou que os ucranianos mais velhos são mais exigentes com o presidente do país do que os jovens. Entre os entrevistados com idade entre 18 e 29 anos, 70% concordam com a tese de que o chefe de Estado é responsável pela corrupção, já entre as pessoas com mais de 60 anos a esse índice aumenta para 81%.
:: Zelensky anuncia demissão de ministro da Defesa da Ucrânia ::
Ao mesmo tempo, apesar de Volodymyr Zelensky manter popularidade favorável para a maioria da população do país, estudos apontam que há uma queda neste índice. Os motivos principais seria o aumento no preço dos alimentos, os escândalos de corrupção dentro do governo e o reforço das medidas de mobilização dos cidadãos para a guerra contra a Rússia. De abril de 2022 a abril de 2023, o aumento geral de preços dos alimentos foi de 21,7%. O aumento no preço dos ovos, em particular, foi de 129,3%.
No início de julho de 2023, uma pesquisa Centro Razumkov, citada pela RBK-Ucrânia, mostrou que o presidente Volodymyr Zelensky é a figura que detém "maior confiança" para 67,2% dos ucranianos. Foram entrevistadas 2.017 pessoas, e a margem de erro é de 2,3%.
Mais recentemente, sobretudo após casos de corrupção dentro do governo, foi identificada a redução da aprovação de Zelensky no país. De acordo com uma fonte do gabinete do presidente, citada pelo canal de Telegram Resident, dados sociológicos preparados para o gabinete presidencial mostraram uma queda de 20% na sua popularidade.
Agora, de acordo com a publicação, o chefe de Estado ucraniano é apoiado por pouco mais de 50% da população, enquanto o índice de desaprovação aumentou para 30%.
Edição: Thalita Pires