INVESTIGAÇÕES

Presidente da Colômbia anuncia prisão do filho e diz que não vai interferir nas investigações

Petro nega uso de dinheiro ilícito na campanha em meio a investigações que abalam 1º governo de esquerda da Colômbia

Brasil de Fato | São Paulo |
Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ao lado de seu filho Nicolás Pedro, preso neste sábado (29) - Eitan Abramovich / AFP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou neste sábado (29) que seu filho mais velho foi preso em uma investigação relacionada à campanha presidencial. Nicolás Petro foi detido pelo Ministério Público colombiano por lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

“Meu filho Nicolás e sua ex-esposa Days foram capturados pelo Ministério Público", escreveu Petro na rede social X, anteriormente Twitter. "Como afirmei diante do procurador-geral, não vou intervir ou pressionar suas decisões", prosseguiu Petro, que chegou a pedir que o próprio filho fosse investigado. 

:: Presidente da Colômbia demite chefe de Gabinete e classifica nova crise de 'golpe suave' ::

Segundo a ex-mulher de Nicolás, Daysuris Vásquez, o filho do mandatário teria vínculos com narcotraficantes e contrabandistas. Outra acusação é de que Nicolás teria recebido dinheiro para a campanha presidencial do pai, mas gastado a quantia em uma vida luxuosa para si.  

Em meio às investigações que abalam o primeiro governo de esquerda da Colômbia, o presidente nega que dinheiro oriundo de atividades criminosas tenha financiado sua campanha. 

:: Governo da Colômbia e ELN prorrogam diálogos de paz em Havana até junho ::

“Os capturados serão colocados à disposição de um juiz criminal, a quem será solicitado que dê legalidade aos procedimentos de busca, captura e apreensão de provas materiais”, acrescentou o Ministério Público.

Segundo informou o MP colombiano, a prisão de Nicolás acontece por “crimes de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito". Já sua ex-esposa é investigada por “lavagem de dinheiro e violação de dados pessoais”. 

:: Presidente da Colômbia alerta para possível golpe militar no país ::

Vásquez afirmou à imprensa que Samuel Santander Lopesierra, um conhecido ex-traficante de drogas e ex-contrabandista, deu 124 mil dólares a seu ex-marido.

Edição: Vivian Virissimo