Começa na segunda-feira (5) o encontro “Defendendo territórios em conflito com a mineração em MG”, com o objetivo de debater o avanço da atividade no estado e discutir estratégias de resistência. O evento, que reúne moradores das comunidades ameaçadas, acontece em Belo Horizonte e vai até o dia 7 de junho.
Além da troca de experiências entre os participantes, temas dos direitos da natureza também estão previstos na pauta.
Entre os conflitos que serão tratados no encontro estão a tentativa de implementação de empreendimentos minerários na Serra do Curral, conhecida como cartão-postal da capital mineira, na Serra do Gandarela, no Vale das Cancelas e nos municípios do Serro, Catas Altas e Mário Campos.
:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::
Além das famílias, que estão na linha de frente da defesa de seus territórios, a programação do evento também conta com a participação de especialistas em legislação ambiental, mobilizadores de redes, ativistas, ecologistas, pesquisadores e parlamentares.
A abertura da atividade será na Mata da Baleia, uma das áreas da Serra do Curral ameaçadas. Assim, os participantes poderão ter contato com Quilombo Manzo, localizado na região, e conhecer a suas tradições, sua importância socioambiental e cultural.
Serviço
Encontro de Troca de Saberes
“Defendendo territórios em conflito com a mineração em MG”
Local: Quilombo Manzo, Belo Horizonte (MG)
Data: 5, 6 e 7 de junho.
Fonte: BdF Minas Gerais
Edição: Larissa Costa