Nesta quinta-feira (1º), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Boletim InfoGripe e apontou para um aumento do número de casos em adultos associados ao vírus influenza A, majoritariamente por H1N1. Além disso, indicou a manutenção da queda de casos positivos para Sars-CoV-2 (covid-19) na mesma faixa etária.
Já nas crianças, principalmente na faixa até os dois anos, segue desde o mês de abril a manutenção do crescimento significativo de novos casos semanais e de internações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Leia também: Rio prorroga campanha de vacinação contra a gripe para pessoas a partir dos seis meses de idade
As análises são referentes à Semana Epidemiológica 20, de 14 a 20 de maio, e têm como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 22 de maio.
Coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes destaca que, na população a partir de 15 anos, houve manutenção de um cenário que já vinha se desenhando durante o mês de abril, consolidando-se em maio.
Gomes observa que nas últimas quatro semanas (23 de abril a 20 de maio), cerca de 31% dos casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas a partir de 15 anos estavam associados ao vírus influenza A, sendo o vírus H1N1 a maioria dos subtipados. No mês de março, cerca de 9% foram influenza A, subindo para 22% em abril.
Enquanto isso, o vírus da covid-19 saiu de um patamar de 80% dos casos positivos em março para um percentual de 53% nas últimas quatro semanas nesse mesmo público.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse