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SP: Linhas privatizadas de trem falham três vezes mais do que as da CPTM

Para sindicalista, o problema está na falta de capacitação dos trabalhadores das linhas vendidas pelo governo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |

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Trens da CPTM falham menos que as composições privatizadas - Foto: CPTM

Na última quarta-feira (12), uma falha na Linha 8-Diamante, administrada pela ViaMobilidade, que liga o município de São Paulo a Itapevi, na região Metropolitana, teve um problema no sistema de tração, que acarretou um final de dia exaustivo para milhares de trabalhadores, que voltaram para casa em vagões apinhados de passageiros, com lentidão e desconforto.

Desde o início do ano, por 16 vezes as Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentaram falhas que impactaram a vida dos trabalhadores paulistas. Os dois ramais são privatizados e operados pela ViaMobilidade.

Entre as falhas apresentadas nos ramais privatizados, houve dois descarrilamentos, nos dias 16 de janeiro e 30 de março, nas estações Julio Prestes e Lapa, respectivamente. 

Em contrapartida, as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, ramais públicos e administrados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sofreram apenas cinco falhas no mesmo período.

O resultado do levantamento, feito pelo site UOL, é um obstáculo para os planos de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, que pretende privatizar todas as linhas da CPTM ainda durante seu mandato e já pediu estudo de viabilidade para os ramais 10, 11, 12 e 13.

Para Alex Santana, diretor da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), o problema passa pela capacitação dos trabalhadores das linhas privadas. “Eles tiveram um treinamento aquém do que temos na CPTM e no Metrô. Na medida em que há uma rotatividade dos trabalhadores, os mais antigos vão repassando o treinamento. Se ele já não foi bem treinado, imagina quem chega depois”, questiona o sindicalista.

“Os ferroviários, assim como os metroviários, que há anos trabalham no sistema, conhecem toda a organização na palma da mão. Então, na manutenção preventiva há uma qualidade maior e mais rápida”, finaliza.

Em nota, a ViaMobilidade informou que “vem investindo em melhorias nas linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda desde o início da concessão em janeiro de 2022”. O governo paulista explicou que “os contratos de concessão preveem diversas obrigações e deveres das concessionárias para garantir o desempenho e a qualidade na prestação de serviço.”

Edição: Rodrigo Durão Coelho