Teatro

Brasília recebe musical 'Molière' interpretado por Matheus Nachtergaele

“O riso é um catarse importantíssimo e curador”, destaca o ator, que fica em cartaz no CCBB até 12 de março

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Espetáculo passeia entre a tragédia e a comédia e tem música ao vivo - Foto: Aloysio Araripe

O espetáculo musical Molière, que passeia entre a tragédia e a comédia, será apresentado em Brasília a partir desta quinta-feira (23) no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) até o dia 12 de março. O ator Matheus Nachtergaele dá vida ao personagem Molière, o dramaturgo que é o pai da comédia ocidental.

“Molière – Uma comédia musical de Sabina Berman” narra o conflito entre as maneiras de pensar o mundo a partir das máscaras, uma sorri de tudo e de todos e a outra mostra reverência e temor diante da dor e da morte. O embate épico entre as duas faces da vida tem como cenário a corte real de Luís XIV, na França.

Marcado por experiências cômicas na televisão, Matheus Nachtergaele aponta que esta é a primeira vez que experimenta o gênero em peça teatral. “Toda a minha obra teatral é trágica. Estava muito acostumado a fazer comédias para a televisão, principalmente. Mas nunca tinha sido um ator cômico para o palco. Nunca tinha estado ao vivo com as pessoas para fazê-las sorrir. Estou protagonizando um espetáculo cômico, e não só isso, representando o dramaturgo que é o pai da comédia ocidental. É um desafio”, ressalta o artista.

“Eu descobri o prazer de fazer rir. E se eu tinha algum preconceito com a comédia por causa da minha formação, ele foi definitivamente banido. Não só pela experiência, mas também por confirmar que o riso é um catarse importantíssimo e curador como acontece no teatro, no ao vivo. Essa reunião para rir e chorar diante do nosso espanto sobre a vida, que vem confirmar que a tragédia e a comédia são irmãs siamesas. Não se faz comédia sem a intuição do trágico e não se faz tragédia sem senso de humor”, destaca Matheus, protagonista do espetáculo, que contracena também com o ator Elcio Nogueira Seixas, que personifica a tragédia pelo poeta Jean Racine.

Todo o espetáculo é embalado por músicas de Caetano Veloso, com arranjos originais do maestro Gilson Fukushima. A obra pertence à renomada dramaturga mexicana Sabina Berman e conta com um elenco de 15 pessoas. “É um espetáculo muito vivo. Muitas pessoas trabalhando durante o espetáculo. São 2 horas e 20 minutos de peça. É um musical. A música é ao vivo. A banda está no palco”, informa Matheus Nachtergaele.


Espetáculo é embalado por músicas de Caetano Veloso e conta com elenco de 15 pessoas / Foto: Aloysio Araripe

Antes de chegar a Brasília, o musical esteve em Recife (PE), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Após a temporada na capital do país, seguirá para Belo Horizonte (MG).

Matheus comenta ainda que está feliz e animado para apresentar a peça em Brasília, pois acredita que será marcante voltar à cidade com a democracia reinstalada plenamente. A peça,  escrita pela mexicana Sabina Berman, usa a história da vida do Molière e da sua rivalidade com o trágico para refletir sobre vários aspectos.

Algumas delas estão em pleno vigor no nosso Brasil contemporâneo. Por exemplo, como o Estado e a arte se relacionam ao longo da história, como se organizam de acordo com seus interesses, e principalmente, como a igreja interfere negativamente nas decisões em um país que deveria ser laico. A interferência do clero retirou Molière da corte. Os fiéis queimaram o teatro dele. Ao assistir a peça será possível fazer relação entre esses acontecimentos do nosso país, inclusive  o quebra-quebra infeliz de 08 de janeiro”, relata Matheus Nachtergaele.

Como assistir?

O espetáculo “Molière – Uma comédia musical” será apresentado a partir desta quinta-feira (23), às 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. A temporada vai até 12 de março. De quinta a sábado, as sessões acontecem às 20 horas e aos domingos, às 18 horas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do CCBB ou na bilheteria do local. A classificação indicativa é de 12 anos.  O público que necessita de tradução para Libras, terá a oportunidade de assistir ao espetáculo no dia 4 de março (sábado).

Sinopse

O ilustre dramaturgo Molière (Matheus Nachtergaele), mestre da Comédia, e o estreante autor épico Jean Racine (Elcio Nogueira Seixas), travam uma luta tragicômica, repleta de trapaças e reviravoltas, pelo domínio dos palcos da corte de Luiz XIV, o Rei Sol (Josie Antello). O fanático Arcebispo Péréfixe (Renato Borghi), entusiasta da guerra, se aproveita do conflito entre os artistas para banir do reino o próprio Teatro, instaurando no país uma era de censura, violência e sacrifício. Uma miríade de personagens da aristocracia, da plebe, do clero, do exército, das tabernas e dos tablados desfilam por palácios, igrejas, salas de espetáculo, bordéis e campos de batalha. A orquestra do maestro Lully (Fábio Cardoso) embala essa tumultuada França do século XVII com o toque tropical das músicas do cancioneiro de Caetano Veloso.

Serviço

Molière – Uma comédia musical de Sabina Berman

Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF

Temporada: de 23 de fevereiro a 12 de março de 2023

Horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h

Sessão com tradução para Libras, dia 4 de março, sábado

Ingresso: R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, PCDs, pessoas maiores de 60 anos e clientes BB), à venda no site ou na bilheteria do CCBB Brasília

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino