Líder da Ucrânia

Zelensky visita Londres e faz lobby por caças ingleses para luta contra Rússia

É a segunda viagem internacional de Zelensky desde o começo da guerra, em fevereiro de 2022

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursa aos parlamentares britânicos, dentro do Palácio de Westminster, em 8 de fevereiro de 2023 - Stefan Rousseau / AFP

Em visita oficial à Grã-Bretanha, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante um discurso no parlamento, pediu a Londres aeronaves de combate para as forças armadas ucranianas. Ele também se reuniu com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham. Ainda nesta quarta-feira, Zelensky viaja para Paris, onde se reúne com o presidente Emmanuel Macron. 

No parlamento, Zelensky foi saudado com uma longa ovação e convidado a subir ao palco com as palavras "Glória à Ucrânia!", que o líder do parlamento disse em ucraniano.

Em seu discurso, Zelensky comparou a luta conjunta da Ucrânia e da Grã-Bretanha contra a Rússia com a luta com os invasores fascistas durante a Segunda Guerra Mundial, dizendo que agora "um novo mal está levantando sua cabeça".

"O Reino Unido está marchando conosco rumo à vitória mais importante de nossa vida. Será uma vitória sobre a própria ideia da guerra. Depois de vencermos juntos, qualquer agressor, não importa se grande ou pequeno, saberá o que o espera se ele atacar a ordem internacional", disse Zelensky.

Na semana passada, foi o presidente russo, Vladimir Putin, que fez referência à luta contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial, criticando o fornecimento de tanques do Ocidente à Ucrânia. Ao participar das celebrações do 80º aniversário da vitória na Batalha de Stalingrado na quinta-feira (2), Putin declarou que a Rússia está sendo novamente ameaçada por tanques alemães.


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Rishi Sunak, em visita a uma instalação militar, no sul da Inglaterra, em 8 de fevereiro de 2023. / Peter Nicholls / AFP

Volodymyr Zelensky também agradeceu ao Reino Unido pela assistência militar na forma de tanques e outras armas, mas observou que a Ucrânia agora precisa de caças para proteger seus céus dos mísseis russos.

"Temos liberdade, dê-nos asas para protegê-la!", disse Zelensky, propondo um novo slogan para a luta conjunta dos dois países contra Moscou: "Asas pela liberdade".

Além do discurso no parlamento, Zelensky e Sunak, visitaram a base militar de Lulworth Camp, no condado inglês de Dorset, onde militares ucranianos realizam treinamento para a guerra, em particular, aprendendo a operar os tanques britânicos Challenger-2.
 

Edição: Rodrigo Durão Coelho