Trabalhadores da empresa BS Tecnologia e Serviços, que presta serviço para o departamento de call center do Detran RJ, estão com os salários e benefícios de dezembro atrasados. A categoria realizou um protesto em frente ao órgão estadual no centro do Rio na última terça-feira (17).
De acordo com o Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio), os retroativos de março a agosto do ano passado, assim como as férias também não foram pagos. No ato, os terceirizados decidiram manter a greve que teve início na última sexta-feira (13).
Leia mais: Sem agendamento: Detran RJ dispensa marcação prévia em 68 postos do estado
O Sinttel-Rio afirma que vai buscar reparação e que os funcionários estão passando necessidade. "As reclamações vão desde não ter dinheiro para comprar gás, comida e pagar contas básicas como luz e escola dos filhos. Para sobreviver, pagam juros aos bancos ou pedem dinheiro emprestado a amigos e familiares", relata a entidade em nota.
Para o dirigente sindical Geison Rocha, o acordo coletivo já não estava sendo cumprido há meses, e mesmo assim o órgão estadual renovou o contrato com a e empresa terceirizada.
"Essa empresa não cumpre com o Acordo Coletivo de Trabalho há meses. Os trabalhadores não podem ser desrespeitados dessa forma. O Detran é responsável pela contratação das terceirizadas e precisa se posicionar a respeito", afirma o dirigente do Sinttel-Rio Geison Rocha.
A assessoria de imprensa do Detran-RJ informou ao Brasil de Fato que o órgão estadual está em dia com o pagamento do contrato com a BS Tecnologia e que advertiu a empresa. O salário dos funcionários deveria ter sido pago no último dia 6.
"A empresa terceirizada informa que estará pagando os atrasados nos próximos dias. O departamento está em processo de licitação para contratação de outra empresa prestadora de serviços no Teleatendimento", afirma a nota.
O serviço de call center do Detran RJ está funcionando, de acordo com o comunicado. Os usurários podem realizar consultar e agendamentos pelo site www.detran.rj.gov.br. A BS Tecnologia e Serviços não se pronunciou sobre o atraso no pagamentos.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita