ELEIÇÕES 2022

André Janones é confirmado como candidato à presidência pelo Avante

Durante convenção do partido, deputado federal prometeu fortalecer combate à fome com dinheiro da reforma tributária

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
André Janones em convenção do Avante neste sábado (23) - Divulgação/André Janones

A candidatura à Presidência da República do deputado federal André Janones foi confirmada neste sábado (23) durante convenção do Avante em Belo Horizonte (MG).

No evento, Janones fez um discurso crítico ao crescimento da fome no Brasil e disse que, se eleito, vai priorizar o fortalecimento do Auxílio Brasil, programa social inaugurado sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

Leia também: André Janones: “Se Lula e Bolsonaro estiverem no 2º turno, estarei junto do ex-presidente Lula"

"Hoje nós temos um projeto que contempla todas as áreas: saúde, segurança, educação, agro. Todas as áreas e todas com o mesmo objetivo: a diminuição da desigualdade social", afirmou no palco, diante de correligionários. 

Janones afirmou que o aprimoramento do Auxílio Brasil deve ser feito baseado no resgate de critérios do Bolsa Família, extinto por Bolsonaro. O financiamento, segundo o candidato, deve vir de uma reforma tributária. 

Leia mais: Pesquisas da semana: Lula segue líder em cenário de estabilidade na disputa presidencial

A convenção do Avante contou com a participação de Luís Tibé, presidente nacional do partido, e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

André Janones nasceu em Ituiutaba (MG), é advogado e tem 38 anos. Ele ganhou popularidade durante a greve dos caminhoneiros em 2018. Naquele mesmo ano, se candidatou à Câmara dos Deputados por Minas Gerais e foi eleito deputado federal com 178 mil votos: terceiro mais votado no estado, à frente de políticos tradicionais locais como Patrus Ananias (PT), Newton Cardoso Júnior (MDB) e Aécio Neves (PSDB). 

Filiado ao PT entre 2003 e 2012, Janones deixou o partido por considerá-lo internamente antidemocrático. Da mesma forma, acredita que Lula deveria se aposentar da política partidária, por considerá-lo ultrapassado. Em entrevista ao Brasil de Fato, afirmou, no entanto, que em um segundo turno entre o presidente Lula e Jair Bolsonaro (PL), ficará ao lado do petista. “Se Lula e Bolsonaro forem os candidatos, eu vou estar junto do ex-presidente Lula. Se for Ciro Gomes, eu vou apoiar Ciro Gomes. Se for Simone Tebet, eu vou apoiar Simone Tebet”, disse.  

Edição: Vivian Virissimo