Investigação

O que já se sabe sobre a morte do diretor da Caixa responsável por investigação sobre assédio

Corpo de Sérgio Ricardo Faustino Batista foi encontrado por vigilantes na área externa da sede do banco em Brasília

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |
Corpo de servidor foi encontrado na área externa da sede do banco - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a morte do diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa Econômica Federal (Decoi), Sérgio Ricardo Faustino Batista. O corpo foi encontrado na área externa da sede do banco em Brasília na noite dessa terça-feira (19) por dois seguranças de plantão.

Responsável pelo acompanhamento de denúncias feitas dentro da instituição, a Decoi deveria ter papel essencial nas acusações de assédio sexual e moral feitas contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães.

Leia também: Misoginia, machismo e falocentrismo: o que o assédio na Caixa diz sobre governo Bolsonaro?

Ele deixou o cargo em junho após os relatos de cinco funcionárias do banco virem a público. Na época, foram levantadas suspeitas de que a instituição já havia sido informada das denúncias e tentou abafar o caso.

A Caixa admitiu ter conhecimento das acusações, mas não informou mais detalhes sobre o caso. Faustino fazia parte da equipe que atuava diretamente com o gabinete da presidência.

Saiba mais: Assédio sexual na Caixa: servidores temem por segurança de autoras de denúncia contra Guimarães

Em depoimentos e entrevistas funcionárias do banco contaram que o problema começou em 2019 e que havia temor em denunciar o assédio, porque a direção do banco atuava para acobertar as acusações e intimidar as vítimas.


Pedro Guimarães, Jair Bolsonaro e Flávio Bolsonaro: presidente da Caixa é próximo à família presidencial / Isaac Nóbrega/PR

Ele era servidor de carreira desde 1989. Ele alcançou o cargo de Diretor Executivo na gestão de Guimarães. Teve o nome aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração do banco em fevereiro deste ano e tomou posso em março.

De acordo com o site da Caixa, ele tem experiência de mais de vinte anos na área de Controles Internos e Risco e passou por processo seletivo para ocupar a chefia da Decoi. A página informa ainda que Faustino exerceu diversas funções gerenciais na instituição. 

Sérgio Ricardo Faustino Batista é natural de Teresina, capital do Piauí e morreu aos 54 anos. Ele se graduou em economia em Brasília e tem especializações e mestrado na área.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que, inicialmente, as investigações apontam para suicídio. O telefone celular de Faustino foi encontrado e será periciado.

Em nota, a Caixa Econômica Federal manifestou pesar pela morte do servidor e informou que colabora com as investigações.

Também em nota, Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) disse que a federação acompanhará os desdobramentos do caso e que se solidariza com a família, colegas de trabalho e família. "A gestão por medo de Pedro Guimarães deixou os trabalhadores doentes e a pesquisa da Fenae confirmou isso. Mesmo que a Caixa esteja implementando mudanças, nós observamos que não há nada de novo", ressaltou.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em manutenção do seu papel de defesa e valorização dos empregados da Caixa, lamenta profundamente a tragédia ocorrida com o empregado da Caixa e solidariza-se com a família, colegas de trabalho e amigos. A Federação acompanhará os desdobramentos do caso.
 


Se você está em sofrimento psíquico, procure ajuda profissional. O Ministério da Saúde disponibiliza um lista de canais e locais de apoio:

Serviços de saúde

CAPS e Unidades Básicas de Saúde: (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Emergência

Emergência SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

Centro de Valorização da Vida – CVV

141 (ligação paga) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Ligação 188 gratuita no estado do Rio Grande do Sul, em parceria SUS e CVV (para demais estados consulte calendário de implantação da linha gratuita em www.cvv.org.br ou www.saude.gov.br)

Edição: Vivian Virissimo