A vacina contra a influenza (gripe) está disponível para toda a população do Distrito Federal a partir desta segunda-feira (27). A Secretaria de Saúde conta com um estoque de mais de 500 mil doses do imunizante, aplicado em 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital do país. A única restrição é ter mais de seis meses de idade.
::Confira aqui os locais de vacinação::
A campanha nacional de vacinação contra influenza foi iniciada no dia 4 de abril e até a sexta-feira (24) estava restrita a grupos prioritários, como idosos, professores e crianças de seis meses a cinco anos. Porém, a meta de vacinar pelo menos 90% das 1.086.547 pessoas desses grupos não foi atingida.
De acordo com a Secretaria de Saúde, entre os idosos com mais de 60 anos foi alcançada a maior cobertura vacinal, com 63%. Já entre as gestantes foi o menor percentual, com 28,8% de vacinação.
Leia também: Reinfecções por covid-19 podem acontecer com 20 dias de intervalo, aponta estudo
Com a liberação para toda a população, a expectativa da pasta é aumentar a cobertura vacinal em toda a população do DF no início do inverno, período de aumento do número de casos. "Quanto maior o número de pessoas vacinadas, melhor. A circulação do vírus diminui e reduz o número de doentes e de internações", explica a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão. A campanha de vacinação seguirá até o fim do estoque de vacinas.
Não há restrição para que a população tome, ao mesmo tempo, a vacina contra a influenza e o imunizante contra a covid-19.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino