Guerra

Em Davos, Zelensky pede mais sanções contra Rússia

Atual edição do Fórum Econômico Mundial tem foco nas consequências provocadas pela guerra na Ucrânia

|
O mundo deve parar de comprar petróleo russo, defende Zelensky - Twitter Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou nesta segunda-feira (23/05) na sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos e pediu mais sanções contra a Rússia, a quem acusa de ter "interesses sanguinários".

O evento começou depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. A atual edição é marcada pela exclusão da Rússia e tem foco nas consequências provocadas pela guerra na Ucrânia, além da desaceleração no crescimento global. O fórum acontecerá ao longo desta semana em Davos, na Suíça.

Zelensky discursou ao público por videoconferência e recebeu muitos aplausos da pessoas presentes no evento.

O mandatário pediu "sanções máximas" contra o país liderado por Vladimir Putin e defendeu a necessidade de um "completo embargo ao petróleo russo e da exclusão dos bancos de Moscou dos sistemas globais".

:: Promessas de abandonar petróleo russo podem ficar só no papel por dificuldade de implementação ::

"Este é o momento em que se decide se a força bruta governará o mundo. Se isso acontecer, não fará mais sentido organizar comícios como o de Davos", concluiu Zelensky.

Os valores para a reconstrução da Ucrânia também deverão ser debatidos no fórum. O mandatário, por sua vez, afirmou que Kiev necessitará de pelo menos US$ 5 bilhões por mês para conseguir se reconstruir. 

(*) Com Ansa.