70 dias de guerra

Turquia mantém posição neutra e propõe nova negociação entre Rússia e Ucrânia

Estados Unidos pressiona Europa por mais sanções contra Moscou

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Conflito entre Rússia e Ucrânia já deixou mais de 5 milhões de refugiados, segundo Agência de Refugiados da ONU (Acnur) - Sergei Supinski / AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, propôs a retomada dos diálogos entre Kiev e Moscou para encontrar uma solução à guerra que já dura 70 dias. O país mantém uma posição neutra no conflito sem participar dos exercícios militares da Otan. No entanto, o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, assegurou que o país entraria em ação caso qualquer aliado da Otan fosse atacado.

"A posição da Otan é clara. Não entrarem na guerra da Ucrânia, mas responderemos se se produz o mais mínimo ataque a qualquer aliado", afirmou em coletiva de imprensa no último domingo (1º).

:: Conflito Rússia x Ucrânia | Veja cobertura especial ::

A Turquia se negou a emitir sanções contra a Rússia, no entanto já enviou drones Bayraktar para os ucranianos.

Nesta segunda-feira (2), a presidenta da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, afirmou, durante uma reunião com autoridades europeias em Varsóvia, que a União Europeia deveria comportar-se "de maneira similar" a Washington e emitir sanções mais duras contra Moscou. 

O chefe de gabinete do primeiro-ministro húngaro, Gergely Gulyás, declarou que a Europa não deve adotar sanções que "castiguem principalmente a nós mesmos". A Hungria, assim como a Áustria, aceitou pagar em rublos pelo gás russo. A Alemanha está em negociações com a Rússia desde a última semana.

Leia também: Fim de gás russo na Europa gera “estrangulamento mútuo” e pode beneficiar EUA

Desde o dia 1º de abril, a estatal russa Gazprom aceita apenas a moeda nacional da Rússia, o rublo, como pagamento por gás natural de uma lista de 45 países declarados como "hostis" pelo presidente Vladimir Putin. Desde a última quarta-feira (27), a empresa deixou de fornecer combustível para a Polônia e a Bulgária.

Para evadir as sanções da União Europeia e dos Estados Unidos, os clientes deveriam abrir uma conta em euros no banco russo Gazprombank para converter os pagamentos em rublos. O funcionário húngaro assegura que existem pelo menos outros nove países europeus que já adotaram o mesmo procedimento.

No último sábado (30), Pelosi esteve em Kiev para reunir-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O Congresso dos EUA aprovou o confisco de reservas internacionais russas, depositadas em bancos estadunidenses, e seu posterior uso para financiar a "reconstrução da Ucrânia".

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov disse que a Casa Branca "roubou US$ 300 bilhões da Rússia". Segundo Lavrov, os fundos vieram da venda de gás.

"Segundo os contratos, a Gazprom estava obrigada a guardar esse dinheiro em contas de bancos ocidentais. Quiseram castigar a Rússia e nos roubaram", afirmou o chanceler russo.

Nesta segunda-feira, o Ministério de Defesa russo publicou um novo balanço da guerra, afirmando ter atacado 38 instalações militares ucranianas, 78 pontos de defesa e 359 áreas de concentração de tropas, nas últimas 24h.

Edição: Thales Schmidt