REABERTURA

Pernambuco flexibiliza medidas sanitárias e volta a permitir eventos com até três mil pessoas

Medidas foram possíveis por conta da queda nos indicadores da covid-19, que voltaram ao patamar de outubro de 2021

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em bares, restaurantes, lanchonetes e serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% - Ricardo Moura/Continente

A partir desta quarta-feira (2), o estado de Pernambuco volta a ter as mesmas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 do período anterior à alta de casos provocada pela ômicron. Assim, voltam a ser autorizados os eventos sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos.

Segue obrigatória a apresentação do passaporte vacinal e de teste negativo a partir de 500 pessoas. As mudanças são válidas até o dia 15 de março. 

Leia também: Volta às aulas: três reitores nomeados por Bolsonaro ignoram ações para prevenção da covid-19

Já para eventos corporativos e presença de torcidas nos estádios, o limite é de até três mil pessoas ou 70% da capacidade. As competições esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade, o que for menor. Também é necessário apresentar o cartão de vacinação e teste negativo, seguindo as mesmas regras dos eventos sociais. 

:: Saudosos do Carnaval, blocos do Nordeste mantêm a esperança de sair às ruas em 2023 ::

Em bares, restaurantes, lanchonetes e serviços de alimentação, a capacidade máxima é de 80% e é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação. Os cinemas, teatros, circos e museus podem receber até 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade. Nesse caso, além do passaporte vacinal, a partir de 500 pessoas os ingressos devem ser destinados apenas a quem apresentar teste negativo.  

Cenário Epidemiológico

Na Semana Epidemiológica (SE) 8, encerrada no último sábado (26), os dados apresentam uma redução de 25% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em comparação com a semana 7 e queda de 46% em relação a segunda semana de fevereiro, ficando no mesmo patamar do início de outubro de 2021.  

Em relação ao número de vacinados, Pernambuco já aplicou 17.075.533 doses de vacinas contra a covid- 19, com cobertura de 89,24% para a primeira dose, 76,12% já completaram seus esquemas vacinais, e em relação à terceira dose, já foram aplicadas 2.399.911, o que significa uma cobertura de 36,33%.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga