A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu que a partir desta segunda-feira (5) o sistema operacional de ônibus da cidade deverá voltar à normalidade, com as 66 linhas existentes e 366 veículos na frota.
A decisão, em acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur), dá suporte aos usuários do transporte público frente ao retorno do comércio, construção civil, bares e restaurantes.
:: Leia também: PR: trabalhadores do transporte coletivo denunciam condições precárias e superlotação ::
George Morais, superintendente da Semob-JP, afirma que a medida é necessária tendo em vista a expectativa de aumento no número de passageiros após o decreto do governo.
“Como vamos ter um novo período de flexibilização com o retorno de alguns segmentos, principalmente o comércio, vamos voltar com todas as linhas e ônibus nas ruas, assegurando o transporte público à população”.
George reitera que é necessário os passageiros manterem um comportamento consciente para embarcarem com segurança, ajudando a reduzir os riscos de contágio da covid-19.
:: Leia também: Em São Paulo (SP), fase emergencial tem ônibus, metrô e trens lotados ::
“Não podemos baixar a guarda para o vírus. Precisamos seguir impreterivelmente como medidas de prevenção”, afirma o superintendente.
“Todos devem embarcar e usar máscaras durante a viagem. O ônibus vai continuar com capacidade máxima permitida de todos os passageiros sentados, mais apenas 12 em pé. Além disso, o Sintur seguirá com o compromisso de ações constantes de sanitização de toda a frota”.
Para mais informações sobre linhas, horários e itinerários, a Semob-JP orienta a população a acessar o site https://servicos.semobjp.pb.gov.br/
Campina Grande
Em Campina Grande, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) informou que o serviço de transporte coletivo será ampliado, aumentando a frota nas ruas de 42% para 62%.
O horário de circulação nos dias de semana será das 5h às 20h. Já aos sábados e domingo, das 5h às 19h, com a frota escalada para atender as demandas de operação das feiras livres, comércio e serviços, permanecendo o horário das 5h até as 15h em operação normal, sendo reduzida, gradativamente, até o encerramento, às 19h aos sábados.
Ônibus intermunicipais
Os ônibus intermunicipais voltaram a circular na último sábado (3), de acordo com as medidas determinadas no decreto governamental. Cada veículo, no entanto, só pode circular com 70% da capacidade de sua lotação e cumprindo todos os protocolos sanitários.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), Carlos Pereira de Carvalho e Silva, informou que em reunião com a participação de dos diretores e chefes do setor de transportes, realizada no último sábado (3), foi discutido o retorno do transporte intermunicipal.
A determinação é que cada ônibus só poderá circular com 70% de sua capacidade de lotação, fazendo a medição da temperatura de todos os passageiros, os quais deverão usar máscara, álcool em gel, e cumprir o distanciamento social, conforme estabelece o protocolo sanitário de combate ao coronavírus.
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Heloisa de Sousa