DISPUTA DE PODER

Comitê de organizações políticas elege novo presidente e premiê interino no Haiti

Novo premiê é o ex-presidente do Banco Central haitiano; Ariel Henry não reconhece troca de mando

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Fritz Alphonse Jean (centro) foi eleito primeiro-ministro do Haiti durante uma reunião fechada entre partidos num hotel, no centro da capital Porto Príncipe, no último domingo (30) - Pierre Michel Jean / AFP

O Comitê Nacional de Transição do Haiti elegeu o economista Fritz Alphonse Jean como primeiro-ministro interino e Steven Benoit como presidente de transição do país. No último domingo (30), cerca de mil representantes de diversas organizações do país decidiram eleger um novo mandatário provisório numa reunião privada no Hotel Kinam, na capital Porto Príncipe. O organismo não é reconhecido pelo primeiro-ministro Ariel Henry. 

Continua após publicidade

A Comissão foi criada após a assinatura do Acordo de Montana, em novembro do ano passado, que estabelecia regras para a governabilidade do país, e funciona como um organismo colegiado, no qual cada partido tem direito a um voto. Ariel Henry, indicado para ser o primeiro-ministro pelo então presidente Jovenel Moise antes de sua morte, foi assassinado em julho do ano passado, só assumiu o comando do Haiti após o Acordo. 

Os partidos políticos exerciam pressão para que Henry deixasse o cargo até dia 7 de fevereiro - prazo inicialmente estabelecido quando ele foi nomeado pelo ex-presidente para ocupar o cargo.  

O premiê, no entanto, negou-se a abandonar o cargo enquanto não houvessem condições de celebrar novas eleições, afirmando que não existia respaldo constitucional para nomear novos governantes em uma reunião entre partidos.

De um total de 44 votantes dentro do Comitê, Fritz Alphonse Jean teve a seu favor apoio de 25 pessoas, contra 15 votos para o ex-senador Edgard Leblanc Fils, que também aspirava à presidência interina. 

Alphonse Jean é economista, graduado pela Escola de Pesquisa Social de Nova York, foi presidente do Banco Central do Haiti e é presidente do Instituto Nacional de Políticas Públicas.

O Comitê também elegeu um presidente interino do país. Steven Benoit recebeu 21 votos, contra 17 de Jean Hénold Buteau, dois votos para Bonivert Claude e um para Iswick Théophin, Como nem Benoît nem Hénold Buteau obtiveram 50% mais um dos votos, um segundo turno foi organizado para decidir entre eles. O ex-senador Steven Benoît foi eleito presidente com 26 votos contra 14 para Jean Hénold Buteau.

Ao final do encontro, Fritz Alphonse Jean declarou que "não há ganhadores, nem perdedores" e convocou todos os setores ao diálogo.

"O caminho de uma transição suave passa por conversas com todas as forças da nação. Juntamente com os membros do Bureau de Negociações de Montana, estamos buscando discussões para nos permitir chegar a um consenso nacional genuíno", afirmou.  

A posse está prevista para a próxima segunda-feira, 7 de fevereiro.

* Com informação de Telesur, Prensa Latina, RHI, Le Nouvelliste 

Edição: Arturo Hartmann