Economia

PIB da China cresce 8,1% em 2021, de acordo com dados do governo

Números da economia colocam Pequim em "posição de liderança mundial", afirmam governantes

São Paulo (SP) |
Números indicam que a China é um destino seguro para investimentos, afirmam as autoridades locais - Xinhua

O produto interno bruto (PIB) chinês cresceu 8,1% em 2021 na comparação com 2020, superando as expectativas oficiais com um salto de 6% no crescimento econômico. É o maior crescimento do PIB do país asiático na última década.

Continua após publicidade

"O PIB da China em 2021 foi de 114 trilhões de yuans, um aumento real de 8,1% em relação ao ano anterior. Esses dados confirmam que, apesar dos desafios internos e externos, o país é capaz de cumprir suas metas e manter a trajetória de crescimento econômico, o que o coloca em posição de liderança", afirma Ning Jizhe, Diretor do Escritório Nacional de Estatística da China.

Outros indicadores importantes como a produção industrial e o comércio exterior também fecharam com números positivos, o que contribuiu, segundo as autoridades chinesas, para que a economia continuasse se recuperando e cumprisse suas metas.

As autoridades chinesas afirmam que a recuperação econômica ainda durante a pandemia de covid-19 e os problemas enfrentados nos setores imobiliários e energético demonstram a "posição de liderança" de Pequim, mas também apontam para um ambiente externo "mais complexo, grave e incerto", e a ameaça das "pressões" de fatores como a contração da demanda e os problemas de oferta na economia doméstica.

Edição: teleSUR