Governo anuncia construção de 6,5 milhões de moradias para aluguel de baixo custo em 40 cidades
Geopolítica
China promete nomear enviado de paz para o “Chifre da África”, buscando papel mais ativo na mediação de conflitos na região.
Após primeira viagem de Wang Yi em 2022 (Eritréia, Quênia e Comores), analistas veem mudança na política externa de Pequim para uma região assolada por conflitos armados que ameaçam os investimentos chineses e da Nova Rota da Seda.
South China Morning Post, 09.01.2022
South China Morning Post, 07.01.2022
Impulsionada por acordos recentes, cooperação entre China e América Latina-Caribe avança em diversas áreas e já preocupa a Casa Branca.
No mês passado, China e Cuba assinaram “plano de cooperação” nos marcos da Nova Rota da Seda, enquanto no Fórum China-CELAC, plano de ação abrangente até 2024 foi firmado entre os 34 países. Investimentos evoluem de commodities para manufatura, serviços e tecnologias da comunicação e informação.
Em visita inédita ao território chinês, países do Conselho de Cooperação do Golfo e China anunciam acordo de livre comércio para breve
Conselho formado por Arábia Saudita, Kuwait, Omã e Bahrein também deve acelerar assinatura de plano de ação para diálogo estratégico com Pequim nos próximos três anos, enquanto EUA diminuem presença e investimentos na região. Nos próximos dias, China receberá os chanceleres da Turquia e Irã.
South China Morning Post, 12.01.2022
Política Nacional
Governo anuncia construção de 6,5 milhões de moradias para aluguel de baixo custo em 40 cidades até 2025.
Plano representa cerca de 26% do total da oferta de novas moradias no 14 Plano Quinquenal (2021-25) e visa beneficiar 13 milhões de jovens e novos residentes. Para Presidente Xi, aumento da oferta de moradias acessíveis é uma das maiores prioridade do país.
Diante de maior surto desde o início da pandemia em Wuhan, política “Covid zero” da China segue mostrando eficácia no controle do vírus.
Com testes massivos, aplicativos de rastreamento de contatos, quarentenas localizadas, controle de fronteiras e lockdowns, país venceu surtos no último ano. Após três semanas de lockdown e mais de 2 mil casos, Xi’an registrou só oito casos na terça-feira, mas há novos surtos em Tianjin e Hebei.
South China Morning Post, 11.01.2022
Economia
Com queda de 39% nas vendas (R$ 386 bilhões) em 2021, Evergrande recebe ordem para demolir 39 edifícios inacabados em Hainan.
Imóveis valem R$ 6,7 bilhões e foram construídos antes de obter autorização. Vendas de inúmeras empreendedoras despencam (30%-57%), enquanto Country Garden e Jinke Property vendem apartamentos por cerca de metade do valor para obter fundos.
Agricultura e Meio Ambiente
Programas piloto de soja e milho geneticamente modificados recebem certificado de segurança após avaliação de uma década.
Com redução de até 95% no uso de herbicidas (soja) e pesticidas (milho), soja transgênica reduz os custos (50%) e aumenta o rendimento (12%), enquanto o rendimento do milho também cresce (6,7-10,7%); ambos não têm efeitos negativos sobre os insetos benéficos e a qualidade do solo.
Mais de mil servidores foram investigados por crimes ambientais em quatro províncias após recebimento de milhares de reclamações públicas.
Depois de um mês de investigações, inspetores ambientais do governo central intimaram 546 servidores, condenaram 478 quadros, puniram 683 empresas e detiveram 54 pessoas em Heilongjiang, Guizhou, Shaanxi e Ningxia.
Ciência e Tecnologia
China constrói “lua artificial” que simula baixa gravidade e servirá de laboratório para experiências do programa de exploração lunar.
Câmara de 60cm de diâmetro permitirá testes de equipamentos, como impressora 3D e ferramentas de perfuração do solo, fundamentais para o plano de enviar missão tripulada até 2030 e instalar base lunar em parceria com a Rússia. Instalação deve ser acessível a cientistas de outros países.
South China Morning Post, 11.01.2022
Cultura e Vida do Povo
Metade dos filhos de trabalhadores migrantes vivem longe dos pais, segundo relatório recente.
Quase 20 milhões de crianças entre 6 e 14 anos migraram com os pais para as cidades, em busca de melhores oportunidades, enquanto 26,7 milhões foram “deixadas para trás” aos cuidados de parentes. Novas leis que regulamentam o comportamento dos pais incluem medidas para proteção delas.
South China Morning Post, 08.01.2022
Edição: José Eduardo Bernardes