SEM ENERGIA

Venezuela sofre outro apagão elétrico nacional; governo acusa ataque terrorista

Com problemas na maior hidroelétrica do país, 20 estados e a capital ficaram sem luz

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na madrugada desta sexta-feira, a Venezuela sofreu um novo apagão nacional deixando Caracas e 20 estados sem luz - Yuri Cortez / AFP

A Venezuela sofreu um novo apagão elétrico que afetou 20 estados do país, incluindo o Distrito Capital, na madrugada desta sexta-feira (17). Sem maiores informações oficiais, a interrupção do abastecimento de energia aconteceu na hidroelétrica de El Guri, estado Bolívar, sul do país, mas não se sabe se ocorreu uma explosão ou se o sistema automatizado foi afetado por hackers, como aconteceu há dois anos.

Até o momento o serviço elétrico não foi restabelecido. Segundo o vice-presidente de Obras Públicas e Serviços, Ernesto Reverol trata-se de um "ataque terrorista".

:: Acompanhe cobertura completa: O que está acontecendo na Venezuela? ::

"Novamente aqueles que mostraram sua sanha em 2019, agora arremetem contra nosso povo durante as festas de dezembro. Com nosso trabalho seremos capazes de recuperar nosso sistema", afirmou em transmissão de rádio em cadeia nacional.

Este seria o terceiro apagão na Venezuela após os eventos de março de 2019, também noticiados como um ataque terrorista contra o Complexo de El Guri - maior hidroelétrica do país.

O Ministro de Interior, Justiça e Paz, Remígio Ceballos, afirmou que os corpos de segurança do Estado estão patrulhando estruturas do Sistema Elétrico Nacional e outras instituições estratégicas do país para "garantir a proteção, defesa e serviço ao povo venezuelano".

Reverol pediu tranquilidade à população venezuelana e assegurou que trabalha com os servidores da estatal Corpoelec para reestabelecer o serviço. 

Edição: Arturo Hartmann