ORGANIZAÇÃO POPULAR

Na Venezuela, comunas rurais produzem alimentos para merenda escolar de 86 mil crianças

Plano Pueblo a Pueblo, que articula produção de comunas do campo com demandas da cidade, irá abastecer 284 escolas

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Com trabalho voluntário e em equipe, produtores do plano Pueblo a Pueblo organizam e distribuem alimento para 284 escolas na Venezuela - Pueblo a Pueblo

Na Venezuela, a Fundação Pueblo a Pueblo iniciou um plano piloto de fornecimento de merenda escolar. O grupo articula a produção das comunas rurais com as comunas urbanas e agora quer oferecer alimento saudável para 284 escolas do país. 

Somente nesta semana, em parceria com o Ministério de Alimentação, a Fundação Pueblo a Pueblo distribuiu 78 toneladas de frutas e hortaliças, que servirão de base para a merenda escolar de 86 mil crianças em Caracas e nos estados Lara, Trujillo, Barinas, Mérida, Portuguesa e Miranda. 

:: O que está acontecendo na Venezuela? Acompanhe cobertura completa ::

Queremos melhorar a dieta das nossas crianças através de um esforço importante dos nossos produtores", afirmou Carlos Vargas, morador da Comuna Vencedores de Carorita, em Lara.

No mesmo estado, na região de Humocaro Alto, todas as 24 escolas abertas serão abastecidas pelos comuneiros. 

"É uma oportunidade para os agricultores de Humocaro Alto e uma motivação para os adultos que estão aqui", afirma o morador Jonatan Rojas.

Para este plano piloto, foram envolvidas 224 famílias camponesas tanto na parte de produção, como na distribuição. As escolas atendidas estão nas regiões onde o Plano Pueblo a Pueblo está organizado, mas a proposta é ampliar o modelo para todo o território nacional, garantindo maior diversidade na merenda escolar a partir da produção local. 

Para isso, uma das parcerias que as comunas buscam firmar é com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, que em abril deste ano assinou um acordo com o governo bolivariano, com o objetivo de fornecer alimento a 1,5 milhão de crianças nos próximos dois anos. De acordo com o PMA, cerca de 60% dos venezuelanos tiveram que diminuir suas refeições diárias em 2020 e os mais vulneráveis são crianças e adolescentes.

:: Entenda o CLAP, programa que combate a fome com a força das comunidades venezuelanas ::

"O plano Pueblo a Pueblo nas escolas surge pela iniciativa das comunas e organizações camponesas organizadas no Plano com base na sua experiência no trabalho coletivo e na necessidade de complementar a alimentação escolar", explica um dos fundadores da organização, Ricardo Miranda.

A Fundação Pueblo a Pueblo é formada por 90 pequenos produtores associados que, desde 2015, realizaram cerca de 250 jornadas de distribuição, vendendo mais de 1,5 mil toneladas de legumes, hortaliças, frutas e, recentemente, começaram a criar cabras e porcos para obter laticínios e proteína animal. 

Edição: Thales Schmidt