Diplomacia

Democracia dos EUA tem "problemas profundos", diz China

Preteridos na "Cúpula da Democracia", chineses publicam documento com críticas ao sistema político estadunidense

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A publicação ocorre poucos dias antes do inicio da "Cúpula da Democracia" promovida pelos Estados Unidos - Wang Zhao / AFP

O Ministério das Relações Exteriores da China publicou documento com críticas ao sistema político dos Estados Unidos neste domingo (5). Com o título "O Estado da Democracia nos Estados Unidos", o texto argumenta que a democracia é um valor universal e que nenhum modelo se aplica a todos os países.

"Ao longo dos anos, a democracia nos EUA se tornou alienada e degenerada, desviando-se cada vez mais da essência da democracia e de seu projeto original. Problemas como a política do dinheiro, políticas identitárias, disputas entre partidos políticos, polarização política, divisão social, tensão racial e disparidade de riqueza se tornaram mais agudos. Isso tudo enfraqueceu o funcionamento da democracia nos EUA", diz o documento.

A China denuncia que a crise nas práticas democráticas levou ao ataque ao Capitólio, exacerbou o racismo e a discriminação e contribuiu para a má gestão da pandemia de covid-19.

O documento também critica as tentativas dos Estados Unidos de impor seu modelo democrático a outras nações para minar sua estabilidade, e a aplicação de sanções ilegais contra países como Síria, Venezuela, Irã e Coreia do Norte, em violação às normas internacionais.

A publicação ocorre poucos dias antes do inicio da "Cúpula da Democracia" promovida pelos Estados Unidos. Com o mote de fazer uma defesa contra o autoritarismo, lutar contra a corrupção e promover os direitos humanos, a Casa Branca está organizando uma reunião virtual de mais de 100 países. A China, todavia, não foi convidada.

Edição: Thales Schmidt