RECORDE

Venezuela ganha título de maior orquestra sinfônica do mundo

Sistema Nacional de Orquestras Simón Bolívar reuniu 12 mil músicos para romper recorde e entrar para Guinness Book

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
O evento do Guinnes Book reuniu 12 mil músicos do Sistema Nacional de Orquestra de todos os estados da Venezuela - Michele de Mello / Brasil de Fato

A Venezuela bateu o recorde do Guinness Book de maior apresentação de orquestra sinfônica do mundo. O feito faz parte da comemoração dos 200 anos da Batalha de Carabobo evento histórico decisivo para a independência da América Latina e em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis Simón Bolívar. 

Para o recorde foram reunidos 12 mil músicos e coristas na sede da Academia Militar da Venezuela, em Caracas, no dia 13 de novembro, para tocar a música Marcha Eslava, um clássico da música erudita, escrita por Piort Ilitch Tchaikovsky em 1876.

"A Marcha Eslava é uma música muito emblemática para o Sistema de Orquestras. Desde pequenos tocamos, então acho que todos temos muita noção da música desde que começamos no conservatório", comenta a violinista de 20 anos Maria Antonieta Díaz Prado, quem desde 6 anos estuda no Sistema.

O desafio é reunir mais de 8 mil músicos e tocar por 5 minutos ininterruptos uma música com alto grau de dificuldade. O evento, realizado no dia 13 de novembro, foi acompanhado por uma equipe de 300 fiscais do Guinness World Record. A empresa teria até dez dias para anunciar se a Venezuela conseguiu vencer o recorde.

A Rússia é a atual vencedora do título, com a apresentação do hino nacional tocado por 8.097 pessoas, em 2019, em São Petersburgo.

"Para nós diretores ter uma orquestra imensa é super satisfatório pela música, pelo som, pela quantidade de crianças. É muito grato. Para nós diretores jovens é ainda mais satisfatório, porque desde crianças estamos plantando essa semente que agora está dando frutos", comenta a diretora Urielis Arroyo.


O evento foi realizado no dia 13 de novembro, na sede da Academia Militar da Venezuela, em Caracas / El Sistema

Além da peça de Tchaicovsky, o repertório incluiu outras cinco canções emblemáticas venezuelanas, como Alma Llanera e Venezuela, consideradas hinos nacionais. Cada tema foi conduzido por um diretor de um estado diferente da Venezuela. 

O encerramento, com o hino nacional venezuelano, ficou a cargo do diretor mais jovem do grupo, Diego Luzardo, de apenas 17 anos.

"Toda a energia que se vive aqui, os músicos...É uma grande responsabilidade, algo incrível. Estou dirigindo não apenas músicos jovens como eu, muitos também são meus maestros, são referências na música. Sinto que é uma grande oportunidade de honrar meus maestros, meus professores e todos aqueles que me ajudaram chegar até aqui", comenta o diretor.


Os núcleos de músicos e coristas do Sistema Nacional de Orquestras tiveram cerca de dois meses de preparação para tentar bater o recorde da Maior Orquestra do mundo / El Sistema

O evento reuniu músicos e coristas de 4 anos até sexagenários. Todos foram selecionados em audições nos seus estados. Alguns viajaram pela primeira vez à capital e tiveram somente uma semana para ensaiar com o grupo completo. Como Emília Quintero Duarte, violinista do Sistema desde 2018, quem viajou 19 horas da cidade de Maracaibo, estado Zulia, para bater o recorde.

"Sinto orgulho. Orgulho da Venezuela, de todos os jovens que estão aqui presentes, do trabalho que fazemos e do amor, que se sente em cada nota que tocamos", conta.

:: O que está acontecendo na Venezuela? Acompanhe cobertura completa ::

A proposta de romper o recorde surgiu do atual diretor geral da companhia Eduardo Méndez e o grupo teve apenas dois meses de preparação.

"Foi algo muito espontâneo. Disseram vamos fazer isso, vamos reunir todos os núcleos, todos os músicos em sintonia e realmente foi algo que não tivemos tanto tempo de preparação, mas nos mobilizou muito. Gera muita emoção estar aqui hoje. Tenho certeza que não há um músico que não esteja emocionado com o que fizemos hoje", relata a violinista Maria Antonieta Díaz Prado, do estado Falcón.


Maestro José Antônio Abreu, fundador do Sistema Nacional de Orquestras, com alunos de Caracas em 2017 / El Sistema

Modelo de sucesso 

O Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis foi criado em 1975 pelo maestro venezuelano José Antonio Abreu. Através do financiamento público e privado, o Sistema oferece aulas e instrumentos gratuitos a mais de 1 milhão de jovens, divididos em 443 núcleos em todo o país. 

Do Sistema saíram músicos e diretores de orquestras de renome internacional, como Gustavo Dudamel,  Edward Pulgar e Natalia Luis-Bassa.

A proposta de José Antonio Abreu era oferecer o caminho da música para jovens de comunidades periféricas do país. "Quando damos um instrumento musical nas mãos de uma criança e conseguimos inseri-la na estrutura de uma orquestra ou um coro, estimulamos sua autoestima, estética, responsabilidade, disciplina, hábito pelo estudo, perseverança e ambição profissional", escreveu em um de seus discursos

Outros recordes

A Venezuela acumula outros títulos do Guinnes World Record pela maior cascata do mundo com o Salto Ángel, estado Bolívar, fronteira com o Brasil. Também está no território venezuelano o lugar com maior quantidade de relâmpagos do planeta, a região "Relâmpago do Catatumbo", no estado Zulia, norte do país.

Já na região andina, o estado Mérida possui o teleférico mais alto do mundo. Além disso, a Venezuela é o único país com cinco títulos de Miss Mundo - considerado outro recorde Guinness.

Edição: Thales Schmidt