Pandemia

Pessoas a partir de 57 anos já podem tomar dose de reforço contra a covid no Distrito Federal

Dia D de vacinação registra baixa adesão da população no fim de semana

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Dia D da vacinação ficou abaixo do esperado no último sábado, em diversos pontos do DF - Renato Alves/Agência Brasília

A partir desta segunda-feira (22), pessoas com 57 ou mais, que tenham tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos cinco meses, já podem receber a dose de reforço no Distrito Federal. O anúncio foi feito na semana passada pela Secretaria de Saúde. 

Profissionais de saúde, de qualquer idade, também podem tomar a dose adicional, desde que respeitado o intervalo de 5 meses. No caso dos imunossuprimidos, a dose de reforço está disponível a partir de 28 dias da segunda dose. Os pontos de vacinação da dose exta podem ser conferidos no quadro abaixo.

:: Seis vezes mais doses de reforço são inoculadas globalmente do que 1ª dose em países pobres ::


Secretaria de Saúde divulga lista de locais de vacinação da dose de reforço contra a covid-19 no DF / Divulgação

Já a ampliação do público para a dose extra só deve ocorrer com a chegada de novas doses.

Dia D decepciona

No último sábado, o GDF realizou o chamado "Dia D da vacinação". Na ocasião, foram instalados 28 pontos em todo o DF, em locais de grande circulação de pessoas. A iniciativa teve o objetivo de levar a vacina até a população maior de 18 anos que ainda não tomou a primeira dose.

Veja também:

Segundo a Secretaria, cerca de 254 mil pessoas acima dos 12 anos de idade ainda não haviam tomado a primeira dose e outras 300 mil que já podem receber a segunda dose ainda não haviam procurado uma unidade de saúde. 

Porém, o resultado ficou bem abaixo do esperado. Pelo balanço da pasta, no Dia D, cerca de 11 mil pessoas foram vacinadas. No total, 2.004 pessoas que tomaram a primeira dose, 7.042 receberam a segunda e 2.734 imunizaram-se com a dose de reforço. Os valores representam entre 1% e 2% do público que ainda precisa ser alcançado pelo ciclo vacinal. 

::Leia também: Fiocruz quer saber o que leva pais a rejeitar vacinação de seus filhos::

O governador Ibaneis Rocha lamentou a baixa adesão ao mutirão. “Para mim, foi uma grande decepção. Temos um grande número de pessoas que não tomaram a segunda dose e deveriam buscar os postos de atendimento. Infelizmente, o número foi abaixo da expectativa, e vamos continuar trabalhando, tentando buscar esse público para vacinar e fechar o ciclo de imunização para que possamos também avançar nas demais medidas de abertura”, comentou durante a abertura de um seminário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (22).
 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva