Perseguição

Julgamento de extradição de Assange para os EUA é adiado

Fundador do WikiLeaks está detido em uma prisão de segurança máxima no Reino Unido

Brasil de Fato | São Paulo |

Ouça o áudio:

Assange pode enfrentar uma pena de 175 anos de detenção nos EUA - Foto: Ben Stensal/AFP

O judiciário britânico suspendeu nesta quinta-feira (28) o julgamento da apelação dos Estados Unidos contra a decisão de não extraditar o fundador do WikiLeaks. De acordo com a defesa de Julian Assange, não há data ou previsão para uma decisão e o veredito pode demorar semanas ou meses.

Washington recorre da decisão da juíza Vanessa Baraitser, que decidiu não autorizar sua extradição por entender que estaria sujeito ao risco de suicídio caso fosse transferido para os EUA — onde pode enfrentar uma pena de 175 anos de detenção.

Para conseguir extraditar um dos fundadores do WikiLeaks, os representantes legais dos Estados Unidos questionam o depoimento do médico Michael Kopelman, que atestou o risco de suicídio de Assange, e também prometem que punições mais severas, como isolamento na solitária, não serão utilizadas. A promessa de que ele poderia cumprir pena na Austrália, seu país natal, também foi colocada na mesa.

Leia mais: Julgamento de sueco especialista em segurança digital e amigo de Assange é adiado no Equador

A defesa do jornalista, contudo, diz que as promessas podem ser desfeitas sem maiores consequências, caso seja a decisão dos Estados Unidos. Os advogados também alegam que as promessas de um governo que planejou sequestrar e assassinar Assange não podem ser consideradas.

Reportagem do Yahoo News revelou que autoridades estadunidenses teriam elaborarado planos para sequestrá-lo e até assassiná-lo. As medidas teriam sido discutidas após o WilkiLeaks publicar informações confidenciais da CIA durante o governo de Donald Trump.

Após passar sete anos na embaixada do Equador em Londres, Assange foi expulso por decisão das autoridades de Quito e foi preso. Ela está detido na prisão de segurança máxima de Belmarsh desde abril de 2019.

Edição: Arturo Hartmann