Na mira do Senado

CPI ouve assessor que foi contra adiamento de estudo sobre o "kit covid"; assista

CPI da Covid apura se houve interferência do governo na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS

|

Ouça o áudio:

Representante do Conasems junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), Elton da Silva Chaves, chega ao Senado para prestar depoimento - Pedro França/Agência Senado

A CPI da Covid ouve, na manhã desta terça-feira (19), o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves, sobre um estudo que comprovaria a ineficácia do "kit covid".

A sessão, antes da leitura do relatório marcada para amanhã (20), busca esclarecer se houve algum tipo de pressão ou interferência do governo federal na decisão tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec), que adiou esse estudo que desaconselha o tratamento da covid-19 com medicamentos sem eficácia comprovada, do chamado ‘kit covid’.

O pedido de convocação é do vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Elton da Silva Chaves é representante do Conasems dentro da Conitec e, segundo Randolfe, o depoente da CPI da Covid teria se manifestado contrariamente ao adiamento do estudo sobre o "kit covid".

::Saiba o que fazer se você foi alvo do kit covid, comprovadamente ineficaz contra o coronavírus::

“É importante para os trabalhos desta comissão parlamentar de inquérito entender o contexto desse pedido de adiamento e ouvir demais informações sobre o episódio”, argumentou o senador ao pedir a oitiva.

Reta final da CPI da Covid

O representante do Conasems será ouvido pela CPI da Covid no dia que estava inicialmente previsto para a leitura do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Com a mudança na agenda, a leitura do relatório será realizada nesta quarta-feira (20).

Conforme o presidente da comissão parlamentar de inquérito, senador Omar Aziz (PSD-AM), a votação do documento só será feita na semana seguinte, em 26 de outubro. Segundo ele, a intenção é dar mais tempo aos demais integrantes do colegiado para analisarem o texto.

:: Simone Tebet: “Mais do que constrangidos, militares e nomes do Centrão devem ser indiciados” ::

O relator da CPI da Covid apresentou a versão do parecer final dos trabalhos, na noite da última segunda-feira (18), aos senadores do grupo majoritário da comissão. O documento tem mais de mil páginas e está dividido em 16 capítulos. A versão propõe o indiciamento de 70 pessoas, entre eles o presidente Jair Bolsonaro.

*Com informações da Agência Senado