Afeganistão

Estado Islâmico é responsável por ataque em Cabul, afirmam EUA

Pentágono promete buscar coordenação com o Talibã para evitar novos atos terroristas

Brasil de Fato | São Paulo |
Equipe médica socorre feridos de explosão no Aeroporto de Cabul. EUA diz que risco de novos ataques é alto - Wakil Kohsar / AFP

O chefe do Comando Central dos EUA, Kenneth McKenzie, afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26) que a explosão no Aeroporto de Cabul foi um ato terrorista do Estado Islâmico e que Washington compartilha informações com o Talibã para evitar novos ataques.

O incidente causou 60 mortes de civis, afirma a agência de notícias Al Jazeera. De acordo com o Pentágono, 12 militares dos EUA foram mortos e outros 15 ficaram feridos.

"Estamos fazemos todo o possível para estarmos preparado para esses ataques. Isso incluí procurar o Talibã, que está fazendo a segurança na área externa do aeroporto, para que eles saibam o que nós esperamos que eles façam para nos proteger. E vamos continuar a coordenar com eles", disse McKenzie.

Leia mais:  Chefe da CIA teve reunião secreta com líder talibã, diz jornal

Perguntado pela imprensa sobre uma possível cumplicidade do Talibã com o ato terrorista, McKenzie destacou que não há nenhum indício que aponta nesse sentido e que Washington e o Talibã têm o "interesse comum" em terminar a evacuação de cidadãos dos EUA até o dia 31 de agosto.

"Enquanto tivermos esse objetivo em comum alinhado, eles estão sendo úteis para trabalhar em conjunto, eles diminuíram algumas de nossas preocupações de segurança. No longo prazo, não sei se será assim", afirmou o chefe do comando central dos EUA.

O militar dos EUA destacou que a prioridade segue sendo evacuar cidadãos estadunidenses e aliados do Afeganistão, e que cerca de 1.000 cidadãos dos EUA seguem no país do Oriente Médio. Em sua avaliação, o risco de um novo ato terrorista segue alto.

Edição: Arturo Hartmann