NEGACIONISMO

CPI da Covid vai investigar atuação do "gabinete do ódio" na pandemia

Comissão aprovou quebra de sigilo telefônico e de mensagens trocadas por integrantes do gabinete do ódio

|

Ouça o áudio:

Blogueiro Allan dos Santos e assessor de Eduardo Bolsonaro estão entre os alvos da CPI da Covid - Jane de Araújo / Agência Senado

A CPI da Covid tem colocado o governo Bolsonaro nas cordas, com recentes denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, envolvendo a compra de vacinas contra a covid-19. As ruas também se mobilizam para exigir a saída do presidente, chamado de “genocida”.

Continua após publicidade

Na última semana, um “superpedido” de impeachment foi protocolado na Câmara dos Deputados, apontando 23 tipos de crimes cometidos por Bolsonaro, antes e durante a pandemia, que já matou mais de 520 mil pessoas no Brasil. Acuado, o presidente aposta na máquina de fake news para tentar manter unida sua base de seguidores mais radicais.

Leia mais: Lideranças políticas enaltecem manifestações: "somos mais fortes do que Bolsonaro"

Nesta quinta-feira (1º), por exemplo, as redes bolsonaristas foram inundadas com ataques ao deputado Luis Miranda (DEM-DF). A ação orquestrada ocorreu imediatamente após o policial militar Luiz Paulo Dominguetti apresentar à CPI um áudio sobre o suposto envolvimento do parlamentar na compra de vacinas. Tratou-se, no entanto, de um arquivo editado, com mensagens enviadas em outubro de 2020, sem qualquer ligação com a venda de imunizantes.

Também não faltam ataques virtuais dirigidos aos integrantes da CPI, em especial aos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) – presidente, vice-presidente e relator da Comissão, respectivamente.

Além disso, os bolsonaristas também insistem na tese de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria limitado os poderes do governo federal durante a pandemia. O próprio Tribunal divulgou nota desmentindo a teoria.

:: Análise da semana: Dominguetti joga emaranhado de fios soltos no colo da CPI da Covid ::

Diante de episódios como esses, a CPI da Covid aprovou nesta semana uma série de requerimentos para investigar a atuação do chamado “gabinete do ódio” durante a pandemia. Foram aprovadas quebras de sigilo telefônico e telemático de sete integrantes suspeitos de integrar o esquema. Segundo Renan, são assessores ou ex-assessores do Palácio do Planalto responsáveis pela criação e disseminação de conteúdos falsos na internet.

As quebras

De acordo com os requerimentos, eles seriam responsáveis por “executar estratégias de confronto ideológico e de radicalização dos ataques nas redes sociais contra adversários”. Além disso, também atuaram em defesa da utilização de medicação sem eficácia comprovada contra a covid-19, como a cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Nesse sentido, apoiavam teorias como a da imunidade de rebanho, atacando medidas de isolamento.

Tiveram seus seus sigilos quebrados Carlos Eduardo Guimarães, assessor do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); Mateus de Carvalho Sposito, assessor no Ministério das Comunicações; Mateus Matos Diniz, assessor no Ministério das Comunicações; José Matheus Sales Gomes e Tercio Arnaud Tomaz, assessores da Presidência; Lígia Nara Arnaud Tomaz, irmã de Tercio, e do blogueiro Allan dos Santos.

A CPI também determinou a quebra de sigilo das páginas de Facebook e Instagram mantidas pelos envolvidos no gabinete do ódio. Tercio, por exemplo, é responsável pelas páginas “Fechadocombolsonaro38” (“Vim do Futuro para Dizer que o Bolsonaro virou Presidente”), “Bolsonaro Opressor 2.0”, “Tercio A Tomaz”, “bolsonaro news”, “20 oprimir”, “nordestinos com Bolsonaro” e “extrema vergonha na cara”. As páginas e canais do Terça Livre, de Allan do Santos, também estão sendo investigadas.

Recentemente, o blogueiro chegou a levantar suspeitas de que a parada cardíaca sofrida pelo jogador dinamarquês Christian Eriksen, durante uma partida da Eurocopa, teria sido decorrente de efeitos colaterais da vacina contra a covid-19. Na sequência, ele foi desmentido pela diretoria da Internazionale, time de Eriksen, que afirmou que o jogador nem sequer havia sido vacinado.

A CPI também requer os dados e fotos mantidos pelos envolvidos com o gabinete do ódio nos serviços de armazenamento digital. Além da lista de contatos, terminais acessados e e-mails trocados pelos integrantes do grupo. A suspeita é que eles utilizaram inclusive computadores da Câmara e dos órgãos do governo federal para a disseminação de conteúdos inverídicos.

Organização criminosa

Alguns dos alvos das quebras solicitadas pela CPI, como Tercio e Allan, também estão no alvo do STF. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes decidiu arquivar as investigações dos atos antidemocráticos. Mas abriu outro inquérito para investigar a existência de uma suposta “organização criminosa” que operaria para atacar os as instituições democráticas, como o próprio Supremo e o Congresso Nacional. O senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) seriam suspeitos de integrar o “núcleo político” da organização, segundo relatório da Polícia Federal (PF). Já os integrantes do gabinete do ódio pertenceriam ao “núcleo digital”.