vídeo

Gaokao, o Enem da China, é realizado nesta semana com sérias medidas de prevenção

Mais de 10 milhões de estudantes chinesas fazem a prova nesta segunda e terça; prova volta a ocorrer na data habitual

Tradução: Luiza Mançano

teleSUR | Pequim (China) |

Ouça o áudio:

Estudantes deixam a escola após terminarem o primeiro dia do Exame nacional para o ingresso no ensino superior conhecido como "Gaokao" - Noel Celis / AFP

Cerca de 10 milhões de estudantes chineses prestam o rigoroso Exame nacional para o ingresso no ensino superior, conhecido como "Gaokao" nesta segunda-feira (07) e terça-feira (08). O exame é uma das provas mais rigorosas do mundo e define o futuro de milhões de jovens no gigante asiático. Como no ano passado, o processo está sendo realizado com fortes medidas de prevenção epidemiológicas.

Continua após publicidade

Dada a importância da prova nacional, o governo chinês vem implementando programas para garantir a preparação dos jovens que vivem em áreas rurais e menos desenvolvidas para que possam disputar, em condições de igualdade, uma vaga nas melhores universidades do país.

Como no ano passado, o exame é realizado com um rigoroso protocolo de prevenção contra o coronavírus. Escolas e instituições implantaram uma série de medidas de saúde para garantir a segurança e a maioria dos profissionais envolvidos no processo já tomou a vacina contra o novo coronavírus. Para realizar o exame, os estudantes devem apresentar um teste negativo para covid.

A seguir, veja a reportagem em vídeo da correspondente da teleSUR em Pequim, Iramsy Peraza.

Edição: Isa Chedid e teleSUR