Em avaliação

Ação protocolada na Justiça do RJ pede que o estado não sedie a Copa América

Autor do pedido, o deputado estadual Flávio Serafini, argumenta que a pandemia está em fase crítica no estado fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nesta foto de arquivo, tirada em 07 de julho de 2019, jogadores do Brasil levantam o troféu após vencer a Copa América - Luis Acosta / AFP

Na última segunda-feira (7), uma ação foi protocolada na Justiça do Rio de Janeiro com o objetivo de tentar impedir a realização dos jogos da Copa América no estado. O Rio foi escolhido como uma das sedes do torneio, que começa no próximo domingo (13), depois que a Argentina desistiu de sediar os jogos em meio à pandemia.

Leia também: Copa América: CBF e patrocinadores são investigados por violação do direito à vida

O pedido para impedimento do evento no Rio foi protocolado pelo deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) e ainda será enviado para avaliação um magistrado do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

O parlamentar justificou a ação, nas redes sociais, argumentando que a pandemia está em fase crítica no estado fluminense, com ocupação de 88% dos leitos estaduais e 95% dos leitos da capital.  

"Cientistas da Fiocruz já alertaram para nova alta nos índices de contágio e o risco de novas mutações com a vinda de atletas de todo o mundo para o Rio neste momento é alto. Para piorar, menos de 10% da população fluminense está vacinada. Não assistiremos a mais esse absurdo passivamente”, afirmou em sua conta no Twitter. 

O Estado do Rio registrou, no último domingo (6), após atualização dos dados, 24 mortes e 1.190 novos casos de covid-19. A média móvel é de 136 mortes e 2.955 casos por dia. Ao todo, já são 884.550 infectados e 51.532 vidas perdidas pela doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse