Vídeo

Acupuntura, homeopatia e musicoterapia estão no SUS: saiba mais no Bem Viver na TV

Além das redes do Brasil de Fato, o programa é veiculado na Rede TVT, na TVCom Maceió e na TV Floripa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Em Fortaleza, no Ceará, o Espaço Ekobé desenvolve práticas integrativas pelo Sistema Único de Saúde - Divulgação Espaço Ekobé

O Programa Bem Viver desta semana aborda, entre outros destaques, as práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Terapias como acupuntura, homeopatia e musicoterapia são utilizadas como forma de promoção da saúde, com uma abordagem global que considera aspectos psíquicos, emocionais e sociais, além dos físicos. Quem fala sobre o tema é a educadora popular e médica de Família Vera Dantas, do Espaço Ekobé, que fica em Fortaleza (CE). 

::Por que todos os brasileiros deveriam se preocupar com o SUS?::

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar aos sábados às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió e na TV Floripa.

Ainda sobre saúde, o médico cardiologista Marcelo Almeida dá dicas de como preservar a saúde do coração. Cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem infartos, segundo o Ministério da Saúde, e aproximadamente 30% morrem. Pessoas com doenças cardíacas ou com predisposição podem desenvolver formas mais graves da covid-19.

Outros destaques

criação agroecológica de animais também é tema desta edição. A agropecuária é uma das cadeias produtivas mais exploratórias no Brasil, mas há alternativas. A reportagem mostra que é possível gerar pasto sem desmatar, além de alimentar e tratar os bichos com o que é ofertado pela própria natureza. 

No Mosaico Cultural, o programa apresenta o mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã. No quadro Comida de Verdade, a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, se assume como farofeira e traz uma receita de avó: Farofa Fria com Temperos. Nem precisa de fogão, é só misturar tudo.

O programa fala ainda sobre a introdução alimentar de bebês no quadro Alimento é Saúde. A partir dos 6 meses, é hora de introduzir novos sabores e texturas. Conversamos com a nutricionista Alana Sampaio e com a socióloga Fernanda Nascimento, mãe do Heitor, de 1 ano, que compartilha a sua experiência.

Onde assistir: nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; e na TV Floripa, também no canal 12 da NET.

Quando: 
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.
Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.

Sintonize

No rádio, o Programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Edição: Cris Rodrigues