A realidade de enfrentar uma pandemia no Brasil seria completamente diferente se o país não tivesse o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o enfrentamento da crise sanitária provocada pela covid-19, a importância do atendimento gratuito prestado a qualquer pessoa ficou evidente, mas não é de hoje que o SUS faz uma diferença crucial na vida dos brasileiros e das brasileiras.
Da vigilância sanitária de restaurantes a transplantes de coração, passando pelo fornecimento totalmente gratuito de medicação para o HIV, pela Estratégia de Saúde da Família e pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), entre muitos outros serviços, o SUS auxilia toda a população, inclusive de quem paga plano de saúde.
O Plano Nacional de Imunização (PNI) brasileiro é um dos destaques do sistema e referência mundial. Graças a ele o país tem hoje estrutura para garantir a vacinação contra a covid, assim como faz para imunizantes contra dezenas de doenças, e já erradicou a varíola e a poliomielite.
:: Do primeiro dia de vida aos últimos anos: saiba as vacinas disponibilizadas pelo SUS ::
O BdF Explica esta semana o que faz o SUS e de que forma ele está presente no dia a dia de todos os brasileiros, no primeiro de uma série de três vídeos sobre a saúde pública.
Confira:
Edição: Vivian Virissimo