Crise socioeconômica

“Cemitérios cheios, geladeira vazias”, denuncia outdoor no Distrito Federal

Protesto foi idealizado pelo professor de história Yuri Soares, que bancou a maior parte da peça publicitária

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

O outdoor na BR-020, no Distrito Federal. "Política de morte de Bolsonaro segue a passos largos", diz idealizador da campanha - Divulgação

A rodovia BR-020 amanheceu estes dias com um protesto de destaque na entrada de Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal (DF) localizada a cerca de 30km de Brasília. Um outdoor que estampa a frase “cemitérios cheios, geladeiras vazias” vem chamando a atenção de quem passa pelo local, um dos pontos de maior movimentação rodoviária do Centro-Oeste.

A peça publicitária foi colocada no último sábado (1º), no contexto das manifestações que marcaram o Dia do Trabalhador, e foi idealizada pelo professor de história Yuri Soares. O outdoor dialoga com as críticas à agenda neoliberal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que potencializou a crise socioeconômica, e também com as diferentes manifestações de protesto pela má condução da pandemia no país.

::"Um genocídio em julgamento: o governo no “banco dos réus”, por Marilia Lomanto Veloso::

Ao todo, o descontrole no alastramento do novo coronavírus já matou mais de 408 mil brasileiros e infectou um contingente de cerca de 14,8 milhões de pessoas no território nacional. Yuri Soares contou à reportagem que a ideia do outdoor foi chamar atenção para a gravidade da crise sanitária e protestar sem correr risco de promover novas contaminações.

“Estamos num momento muito complicado da política porque a política de morte do Bolsonaro segue a passos largos e, enquanto isso, temos dificuldade de ir pras ruas por causa da pandemia. Então, precisamos pensar novas formas, enquanto a gente ainda não pode aglomerar nas ruas pra derrubar o governo, de dialogar com a população, de fazer a denúncia das políticas do Bolsonaro."

O professor financiou o outdoor em conjunto com amigos. Por conta disso, o painel tem como assinatura a frase “moradores do Distrito Federal”. O grupo agora recebe novas doações para tentar custear outras peças publicitárias semelhantes.

Edição: Vinícius Segalla