Pernambuco

PERNAMBUCO

Campanha Tem Gente Com Fome debate segurança alimentar e aumento da pobreza

1.200 famílias são beneficiadas pela campanha em Pernambuco, que distribui cestas básicas e tickets alimentação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Coordenação da campanha observa que a maior parte das famílias que têm enfrentado a fome no país são negras, padrão que se confirma no estado - Vinícius Sobreira/Brasil de Fato

Depois de sair do mapa da fome em 2014, o Brasil voltou ao patamar de 17 anos atrás. Em 2020, a fome atingiu mais de 19 milhões de pessoas e outras 117 milhões estão com insegurança alimentar, de acordo com dados da Rede Brasileira em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan). Diante desta realidade são iniciativas como a campanha Tem Gente Com Fome que tem garantido o suporte para parte da população que não tem conseguido se alimentar.

Através da parceria de diversos movimentos populares, a iniciativa já apoia mais de 222 mil famílias em situação de vulnerabilidade em todo o território nacional, como explica a coordenadora da campanha, Yasmin Alves “Na ausência de uma política de Estado que garanta a segurança alimentar e dos outros direitos que a gente necessita, a gente está tendo como alternativa essa articulação política de solidariedade entre os movimentos aqui de Pernambuco e nacionalmente para arrecadar e promover essa solidariedade. Confira na reportagem: 


No estado de Pernambuco, são 1.200 famílias beneficiárias pela campanha. entre elas, a da educadora e integrante do Afoxé Alafin Oyó,  Mirela Cavalcanti “Eu trabalho com  educação especial  e atualmente eu estou sem poder exercer o meu trabalho, eu não estou podendo estar mais com as minhas crianças. Justamente por conta da pandemia, faz 1 ano, há um ano que eu estou sem trabalhar, estou com uma bebê agora de menos de 1 mês e a situação, a cada dia que passa, está cada vez mais complicada” explica.

Yasmin Alves observa que a maior parte das famílias que têm enfrentado a fome no país são negras, padrão que se confirma também no perfil das famílias beneficiadas pela campanha “A gente, sendo uma organização negra, priorizou em atender essas famílias negras. Então são trabalhadoras e trabalhadores, muitos e muitas se cadastraram para receber o auxílio emergencial dos governos, e não conseguiram acessar esse auxílio e uma maioria está empregada em trabalhos informais, ou perdeu o emprego durante a pandemia ou até estão empregadas, mas precisam dessa complementação para garantir a segurança alimentar”.

A campanha tem o objetivo de arrecadar mais de 120 milhões de reais para manter as doações pelos próximos meses com famílias em todo o país. Para contribuir, é só acessar o site www.temgentecomfome.com.br

Edição: Vanessa Gonzaga