11 de abril

Pesquisa aponta empate técnico entre cinco candidatos à Presidência do Peru

Segundo o Ipsos Peru, o candidato de centro-direita Yonhy Lescano diminui a vantagem registrada em meses anteriores

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No próximo domingo, 11 de abril, mais de 25 milhões de peruanos estão aptos a votar nas eleições gerais - AFP/Arquivo

A uma semana das eleições gerais do Peru, marcadas para o dia 11 de abril, uma pesquisa de intenção de voto aponta um empate técnico entre cinco candidatos à Presidência. Segundo o estudo Ipsos para o jornal El Comercio, o candidato de centro-direita Yonhy Lescano (Ação Popular) se mantém em primeiro lugar com 14,7% dos votos válidos, o que indica uma queda de 6,3 pontos percentuais.

Em segundo lugar, está o economista de direita Hernando de Soto (Avança País), com 13,9% das intenções, um aumento de 8 pontos percentuais.

A candidata de esquerda Verónika Mendoza (Juntos pelo Peru) surge em terceiro lugar, com 12,4%, o que indica um aumento de 2 pontos percentuais.

:: Leia mais: Crises múltiplas no Peru fortalecem discurso eleitoral conservador, diz analista ::

Mais dois candidatos de direita seguem no empate técnico, George Forsyth (Vitória Nacional) aparece com 11,9% e Keiko Fujimori (Força Popular) tem 11,2%.

A distância entre o primeiro e o quinto lugar é de 3,5 pontos porcentuais em relação aos votos válidos. A margem de erro deste levantamento é de 2,5087% para mais ou para menos.

Ainda que Yonhy Lescano siga liderando, os candidatos George Forsyth e Rafael López Aliaga caíram nas intenções de voto em relação à pesquisa feita semanas atrás. Aliaga (Renovação Popular) aparece com 8,2%, uma queda de 3,4 pontos percentuais e uma distância de 6,5 pontos porcentuais do primeiro lugar.

:: Leia também: Fujimorismo: corrente que nasceu com ditador busca se reinventar nas eleições do Peru ::

Ao todo são 18 candidatos à Presidência que disputam a corrida eleitoral. Na pesquisa, ainda aperecem: Pedro Castillo (Peru Livre), com 7.9%; Daniel Urresti (Podemos Per), 4.7%; César Acuña (Aliança para o Progreso), 4.2%; Alberto Beingolea (Partido Popular Cristão), 2.7%; Ollanta Humala (Partido Nacionalista Peruano), 1.9%; Julio Guzmán (Partido Morado), 1.8%; Daniel Salaverry (Somos Peru), 1.5%; José Vega (União pelo Peru), 1.0%; Marco Arana (Frente Ampla), 0.8%; Rafael Santos (Peru Patria Segura), 0.7%; Andrés Alcántara (Democracia Direta), 0.4%; e Ciro Gálvez (Renascimento Unido Nacional), 0.1%.
 
A pesquisa Ipsos Perú, encomendada pelo jornal El Comercio, foi realizada com 1.526 eleitores no dia 31 de março, 24 departamentos, a Província Constitucional de Callao, 54 províncias, 67 localidades e 122 distritos. E possui um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2,5%.

No próximo domingo, 11 de abril, mais de 25 milhões de peruanos e peruanas são chamados a exercer seu direito de voto para eleger para o período 2021-2026 a nova presidência do Peru, bem como a vice-presidência e a renovação dos 130 deputados do Congresso e dos cinco representantes do Parlamento Andino.

:: Leia mais: Saiba quem são os quatro principais candidatos à presidência do Peru ::

Candidatura de esquerda

Como a principal candidata de esquerda, está Verónika Mendoza, deputada pela região de Cusco, sua cidade natal, concorre pela aliança Juntos pelo Peru. 

Com mãe francesa, estudou psicologia em Paris. Quando voltou ao Peru, aproximou-se de organizações de esquerda e foi eleita congressista em 2011. Esta é a segunda eleição presidencial que disputa; em 2016, concorreu pela Frente Ampla.

O seu programa inclui 20 medidas emergenciais para tirar o país da atual crise sanitária e econômica. Entre as propostas está a garantia de vacinação universal e gratuita contra a covid-19, a criação do Plano "Chamba" (trampo) para oferecer emprego a 200 mil jovens e apoiar pequenos empresários.

*Com informações da teleSUR e de La Mula Peru.

Edição: Vivian Fernandes