Entrevista

Como a terapia de cheiros pode ajudar no pós-covid-19?

Estudos de caso apontam a recuperação de 30 a 40% do olfato perdido

Belém (PA) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

Após a recuperação a perda de olfato é um dos sintomas que pode acometer os recuperados pela Covid-19 - Silvio Ávila/AFP

A  covid-19 deixa uma série de sequelas entre os pacientes que conseguem vencer a doença, uma delas é a perda do olfato e paladar. Para tratar essa sequela, especialistas têm usado a terapia de cheiros com a finalidade de ajudar os pacientes a recuperar esses sentidos.

O processo consiste em fazer com que os pacientes acessem a memória olfativa com cheiros já conhecidos, a fim de estimulá-los e recuperá-los. 

:: Maioria de internados por Covid apresenta ao menos um sintoma depois de 6 meses ::

Para falar sobre a terapia de cheiros e como ela pode ajudar pacientes recuperados da Covid-19, o Brasil de Fato conversou com a fisioterapeuta Beatriz Leite, que tem tratado diversos pacientes com sequelas da covid-19.

Ela lembra que a doença ainda precisa ser investigada e que seus pacientes apresentam sequelas diversas. "Alguns estão com essa falta de olfato. Outros estão com sequelas para andar, dores articulares generalizadas e até problemas de déficit de equilíbrio", afirma.

Leite aponta que a terapia consegue recuperar entre 30 e 40% dos sentidos dos pacientes,  "lembrando que isso varia muito, porque a covid-19 atua diferente em cada pessoa e em cada sistema respiratório".

Confira abaixo a entrevista completa:

Brasil de Fato: Beatriz, o que é a terapia de cheiros? 

Beatriz Leite:
 É o estímulo pelo olfato utilizado para tratar sequelas no pós-covid, sobretudo de pessoas que perderam o olfato depois de terem entrado no período de reclusão da doença. A terapia é o estímulo com outros cheiros para que possamos fazer com que esse olfato volte à normalidade.

Como se chega a esse nível de perder o olfato? 

A anosmia, que é como chamamos a ausência completa do olfato começa com o "nariz entupido". Depois, evolui - de pessoa para pessoa - até a perda do olfato.

Mas ela é detectada primeiro na perda do paladar e podemos fazer o teste em casa. Se você pressionar suas narinas e comer alguma coisa muito doce ou forte não é possível identificar o gosto completamente e nem o cheiro. Então, o paladar e olfato estão interligados.

:: Reinfecção por coronavírus acende mais um alerta da pandemia ::

É necessário recorrer a um fisioterapeuta ou otorrinolaringologista para fazer esse tipo de tratamento?

Sim, eu recomendaria primeiro uma consulta com um otorrinolaringologista. Devido à atual situação de isolamento social, esses profissionais já têm um teste preparado para esse tipo de tratamento.

Vale lembrar que não é preciso ir a um consultório realizar a terapia. Depois da consulta, o paciente pode dar continuidade à terapia de cheiros em casa.

Como é o tratamento em casa?

Primeiro você vai separar os aromas, que podem ser mel, café, cravo, tangerina em pó, vinagre tinto e creme dental. Não pode ser mentol, porque pode lesionar o sistema da detecção do olfato.

A pessoa pode, então, separar os cheiros em um recipiente e pelo menos duas vezes ao dia durante o tempo determinado pelo especialista inspirar profundamente por 10 segundos, de olhos fechados, o cheiro com o recipiente a pelo menos 14 centímetros a frente do nariz.

Inspira profundamente por 10 segundos retira, passa mais 10 segundos e repete o processo. 

Há pessoas que, na ansiedade de recuperar o olfato, fazem o exercício várias vezes e não tem problema, desde que não faça em excesso, porque senão fica estimulado e a terapia é prejudicada.

A eficácia do tratamento já foi comprovada?

Sim, no Reino Unido foi comprovado que 80% da prevalência nos pacientes com covid-19 foi perda de olfato, sendo ela mais presente, inclusive, do que a febre.

Um estudo de caso realizado na Pensilvânia aponta que durante a pandemia no Centro de Terapia Intensiva (CTI), pelo menos 80% dos pacientes apresentavam a anosmia, que é a perda completa do olfato.

Com a terapia dos cheiros, há uma melhora de 30 a 40% nos pacientes, lembrando que isso varia muito, porque a covid-19 atua diferente em cada pessoa e em cada sistema respiratório.

Há relatos de pessoas que recuperaram parte do olfato, mas essa faixa ainda não chegou a 100%. No entanto, sentimos uma boa resposta. 

Por que que isso acontece?

A explicação certa ainda não tempos, porque a doença ainda está em processo de investigação, mas a covid-19 é um processo agudo viral de via superior.

Ela é muito grave e conforme pesquisas, atinge o sistema nervoso central, tanto que as pessoas sentem essa perda de olfato, outras têm dificuldades na visão, por isso toda essa preocupação e também incerteza.

Mas ainda não se sabe ao certo, até porque alguns pacientes maximizam os sintomas e outros não. Esse vírus é desafiador.

Quais terapias tem usado nos teus pacientes no pós-covid?

Meus pacientes são variáveis. Alguns estão com a perda de olfato e eu tenho pedido para eles fazerem a estimulação em casa com pelos menos cinco dos odores que mencionei.

Outros estão com sequelas para andar, dores articulares generalizadas e até problemas de déficit de equilíbrio.

A covid-19 é uma doença variada, mas a terapia de cheiros - para a falta de olfato - estou indicando para fazer mais em casa. Se ela não funcionar, tentamos outras alternativas.

Edição: Leandro Melito