Alerta

Estoques de sangue caem 50% durante pandemia; hemocentros fazem campanha de doação

No Rio de Janeiro, o Hemorio fez uma parceria com a Uber, fornecendo R$ 20 de desconto em corridas de ida e volta

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Durante a pandemia houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil - Rodrigo Nunes / MS

Hemocentros de todo país, incluindo o Hemorio, se uniram desde última segunda-feira (23) para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (25).

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação, sobretudo durante a pandemia, período em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Leia também: Números de casos de covid sobem no RJ, mas governador descarta "lockdown"

Cada hemocentro está desenvolvendo ações locais com os doadores para incentivar a participação. No Rio de Janeiro, o Hemorio fez uma parceria com a Uber, fornecendo R$ 20 de desconto em corridas de ida e volta pra casa àqueles que comparecerem ao instituto. 

Continua após publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

“Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais ou pelo telefone 0800-282-0708”, explica o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse