PROTEGIDOS?

Ex-ministros de Áñez estão nos Estados Unidos, confirma polícia boliviana

Um dos ex-ministros fugitivos ainda pode estar em território brasileiro, utilizado como rota de fuga da Bolívia

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Investigado por corrupção, Arturo Murillo fugiu para os Estados Unidos passando pelo Brasil e pelo Panamá. - Página Siete

O comandante da Polícia Boliviana, Jhonny Aguilera, confirmou que o ex-ministro de Governo de Jeanine Áñez, Arturo Murillo, está nos Estados Unidos, acompanhado do ex vice-ministro do Interior, Javier Issa. O ex-ministro é considerado fugitivo da justiça boliviana, já que está sendo investigado pela compra superfaturada de gás lacrimogêneo, em cerca de R$10 milhões. 

Murillo passou pelo Brasil e pelo Panamá. Sua fuga foi noticiada com exclusividade pelo Brasil de Fato em 12 de novembro.

O ex-funcionário atravessou a fronteira pela cidade boliviana de Puerto Suárez até chegar a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Depois viajou a São Paulo, onde embarcou para a Cidade do Panamá, na madrugada do dia 9 de novembro. Do Panamá, teria viajado para os EUA.

"Sabemos através de notificações que as ex-autoridades se encontram nos Estados Unidos. Não sabemos seu status, nem as atividades que realizaram", declarou o chefe da polícia. 

Já Javier Issa é investigado por ter queimado documentos pessoais do ex-presidente Evo Morales.

Segundo a polícia, o ex-chefe de gabinete de Murillo, Sergio Sonte, também estaria nos Estados Unidos, fugindo das autoridades bolivianas.

Há uma semana, o Ministério Público da Bolívia já havia solicitado à Interpol a ativação da alerta azul para localizar o ex-ministro de Governo e de Defesa, Luiz Fernando López, que também abandonou a Bolívia no dia 5 de novembro e possivelmente permanece em território brasileiro. López está envolvido no mesmo processo de compra irregular com Murillo.

As autoridades brasileiras se negam a fornecer informações sobre o caso. 

Edição: Rodrigo Chagas