Números da pandemia

Pela segunda vez na semana, Brasil tem mais de 40 mil infectados pela covid em um dia

Ex-ministro Osmar Terra, defensor de teses "fakes" sobre a pandemia, confirma que foi contaminado pelo coronavírus

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasil tem índices baixos de isolamento. - Pedrosa Neto

Pel segunda vez nesta semana, o Brasil voltou a confirmar mais de 40 mil infectados pela covid-19 em 24 horas. Nesta sexta-feira (13), o total de novos pacientes com a doença ficou em 40.113. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o número de pessoas que foram contaminadas desde que o vírus chegou ao país soma 5.819.496. Na quarta-feira (11), o registro foi superior a 48 mil.

Saiba mais: Brasil volta a registrar quase 50 mil novos casos da covid-19 em 24 horas

Ainda de acordo com o Conass, em um dia houve a confirmação de 712 óbitos. O total de casos fatais desde que o vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil já chega a 164.946. O resultado desta sexta-feira (13) pode ser ainda mais expressivo. Levantamento do Consórcio de Veículos de Imprensa, identificou 926 mortes no período. O grupo reúne Folha de S. PauloO Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL.

::Em dia de recorde mundial da pandemia, Brasil registra mais de 800 mortes por covid::

Levantamento diário disponibilizado pelo Ministério da Saúde mostra que os números desta semana interrompem a trajetória de queda em óbitos e infectados, que vinha sendo registrada. Os dados relativos a novos pacientes no período já estão próximos a 200 mil, patamar que não é registrado há quase dois meses. O total de casos fatais já é o maior das últimas quatro semanas. 

Osmar Terra contaminado

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), informou que foi infectado pelo coronavírus. Ele é contrário as medidas de isolamento social e atua divulgando mentiras sobre a covid-19. Em abril, ele chegou a dizer que a população era vítima de uma experiência com a quarentena e que as medidas não fariam diferença no crescimento de casos.

::Coronavírus: infectologista esclarece o que é mito em declarações do governo federal::

Terra, que é médico, previu também a queda nos números da covid no Brasil a partir de maio. No início do período em questão, o Brasil tinha menos de 60 mil infectados. No fim do mês, os números já eram superiores a 174 mil. Foi também em maio que o país registrou mais de 7 mil mortos em uma semana pela primeira vez, entrando em um platô que se manteve até o fim de agosto.

::Remédio para piolho e lombriga não tem comprovação contra covid::

Pelas redes sociais, o ex-ministro informou que está sem sintomas e que ficará em isolamento. Ele ressaltou que iniciou "tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina", medicamentos não recomendados para a covid-19 pela Organização Mundial da Saúde e sem comprovação científica de ação contra o coronavírus.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas