Números da pandemia

Covid: com mais de 54 mil novos casos em 24h, propagação segue descontrolada no país

Espanha é o oitavo país a adotar restrições a viajantes com origem no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Média diária de novos casos está acima de 50 mil há quase um mês no Brasil. - Tarso Sarraf / AFP

O Brasil registrou 54.096 novos casos de covid-19 somente nesta terça-feira (2), segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Desde fevereiro do ano passado, o coronavírus já infectou quase 9,3 milhões de pessoas no país. A propagação segue fora de controle, conforme resultados apresentados nesta semana em relatório do Imperial College de Londres.

Com taxa de transmissão (Rt) em 1,03 até 30 de janeiro, o Brasil conseguiu diminuir levemente o ritmo de crescimento do vírus em território nacional.

No período anterior, o resultado havia sido de 1,08. Ainda assim, o dado atualizado indica que cada 100 infectados podem espalhar a doença para outras 103 pessoas, proporção que cresce a cada novo grupo de contaminados.

O que se sabe sobre a nova cepa da covid-19 presente em seis estados brasileiros

Ainda segundo o Conass, a média móvel de novos casos se manteve acima de 50 mil pelo 25º dia seguido. Calculado a partir  da soma de todos as confirmações dos últimos sete dias, dividida por sete, o resultado nunca havia ultrapassado esse patamar até a primeira semana de janeiro. 

:: Covid-19 já infectou mais de 9 milhões de pessoas no Brasil ::

O total de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil chegou a 226.309 nesta terça-feira (2). Somente em um dia, os óbitos registrados somaram 1.210. A média móvel de casos fatais é superior a mil há quase duas semanas. 

Viagens suspensas

As viagens para a Espanha com origem no Brasil estão suspensas a partir desta quarta-feira. Segundo determinação do país europeu, a medida tem objetivo de evitar a propagação da nova variante, encontrada no Amazonas.

Também há limitações para quem chega a partir da África do Sul. Somente pessoa com nacionalidade ou permissão de residência poderão entrar em solo espanhol.

Com previsão para durar uma semana, a suspensão pode ser prorrogada. Outros sete países também adotaram medidas semelhantes nos últimos dias.

Em 16 de janeiro, a Itália havia anunciado a decisão. Entre os dias 22 e 26, Turquia, Israel, Portugal, Colômbia, França e Alemanhã aumentaram a lista. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito