Democracia

TSE entrega credenciais a parlamentares eleitos na Bolívia

Credenciais de Luis Arce e David Choquehuanca, eleitos presidente e vice do país, são entregues nesta quarta-feira (28)

|
Segundo TSE, credenciais entregues são "a expressão livre e transparente da vontade do povo expressa nas urnas" - ABI

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia entregou nessa terça-feira (27) credenciais aos novos membros da Assembleia Legislativa do país. Os novos parlamentares foram eleitos nas eleições gerais do dia 18 de outubro.

Continua após publicidade

"O TSE encerra o processo eleitoral com essa entrega de credenciais às autoridades eleitas. Cada um de vocês ganhou um mandato em uma disputa livre e conseguiu os votos necessários por suas propostas e planejamentos", disse o presidente do órgão eleitoral, Salvador Romero.

:: Leia mais: Vitória na Bolívia é recado do continente aos EUA e expõe servilismo de Bolsonaro ::

A entrega de credenciais a Luis Arce e David Choquehuanca, eleitos presidente e vice-presidente respectivamente, acontece nesta quarta-feira (28).

Continua após publicidade

Ainda segundo Romero, as credenciais entregues são "a expressão livre e transparente da vontade do povo expressa nas urnas".

"Portanto, vocês recebem um mandato dotado de força jurídica e legitimidade social. Vocês são autênticos representantes do país, são os representantes políticos de seus departamentos", disse.

Essas foram as primeiras eleições na Bolívia após o golpe de Estado de novembro de 2019, que forçou a renúncia do ex-presidente Evo Morales.

Com a vitória de Arce à Presidência, o Movimento ao Socialismo (MAS) volta a comandar o governo boliviano após 11 meses de um mandato autoproclamado exercido pela ex-senadora de direita Jeanine Áñez.

:: Leia também: Para presidente eleito da Bolívia, Trump vê América Latina como "quintal" ::

*Com informações da ABI.