PANDEMIA

O que explica a variação da taxa de mortalidade da covid-19 na América Latina?

Veja as diferenças entre as políticas públicas e estrutrura dos países com maior e menor letalidade na região

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Movimentos sociais organizaram protestos nas maiores cidades do Peru por ser o país com a maior taxa de mortalidade durante a pandemia no mundo. - Diego Ramos / AFP

Depois de quase sete meses do primeiro caso de covid-19, o continente americano é o mais afetado pela pandemia, com cerca de 60% dos casos mundiais, somando mais de 15,2 milhões de infectados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os dez países com recorde de casos diários na última semana, seis estão localizados na região (Brasil, México, Peru, Argentina, Estados Unidos), segundo a Universidade Johns Hopkins

Na América Latina, o Brasil continua sendo o epicentro. Desde fevereiro, o país acumula mais de 4,5 milhões de casos e 135 mil mortos. Em números absolutos de casos e óbitos, o país lidera o ranking e é o terceiro a nível mundial.

:: Do Programa Mais Médicos à Campanha pelo Prêmio Nobel da Paz aos médicos cubanos::

Analisando a taxa de mortalidade do vírus, que é a relação entre os falecidos e a população, o primeiro da lista é o Peru, com 960 mil mortes a cada milhão de habitantes; seguido da Bolívia com 650 mil mortes a cada milhão e do Chile, com 640 mil óbitos também a cada grupo de milhão de habitantes.

Do outro lado dessa balança, o país com menor número de vidas perdidas para a covid-19 é o Uruguai, com 45 perdas; enquanto Cuba possui a menor taxa de mortalidade da região latino-americana, com uma média de nove falecidos a cada grupo de milhão.

No caso do Brasil, a falta de medidas sanitárias adotadas nacionalmente, como a quarentena e o isolamento social, a despistagem massiva, através da realização de provas e a instabilidade do comando do Ministério de Saúde são alguns dos fatores. 

Durante a gestão de Eduardo Pazuello, os óbitos aumentaram dez vezes e o número de casos em 20 vezes. Em quatro meses, a pasta foi militarizada. Além de Pazuello, que foi comandante da Operação Acolhida, na fronteira com a Venezuela, outros 25 militares, sem necessariamente possuir formação específica na área, foram empossados em cargos estratégicos dentro do Ministério.

:: Plasma sanguíneo contra covid tem resultados "alentadores" na Venezuela, diz médico ::

Sem investimentos

A falta de investimento em saúde é outro fator. Apesar de ser um dos únicos países do mundo com um sistema de saúde público, gratuito e universal, somente em 2020, o orçamento da saúde pública diminuiu em 35 milhões de reais por conta da Emenda Constitucional 95, aprovada ainda no governo de Michel Temer.

Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), apenas 29% dos fundos emergenciais aprovados para atender a pandemia foram utilizados.

O governo de Jair Bolsonaro chegou a ser denunciado pela Venezuela na Organização de Nações Unidas (ONU) por negligência no trato da pandemia.

Já o Peru possui apenas 18 mil camas hospitalares e 1600 de cuidados intensivos para atender uma população de quase 32 milhões de pessoas. Uma proporção que reflete o investimento em saúde. Em 2017, somente 3,6% do PIB peruano foi destinado para a área.   

Em total, o país concentra 32,9 mil mortes, mas se aponta um alto nível de subnotificação, já que entre Abril e Agosto desse ano foram registradas 68 mil mortes a mais que nesse mesmo período em 2019. 

:: Vacina para covid: quão perto estamos e quais as chances de ela não conter epidemias :: 

O governo de Martin Vizcarra, no entanto, justifica a alta taxa de mortalidade do vírus com a transparência da gestão.

Exemplo cubano

Por outro lado, Cuba, que assim como o Brasil possui um sistema público de acesso universal, é justamente o alto investimento na biomedicina que fez com que a ilha conseguisse conter a mortalidade do vírus, desenvolvendo um dos medicamentos mais eficazes no tratamento da doença: o Interferón Alfa 2b, que pode diminuir a letalidade até 70% em casos moderados.


Uma brigada médica cubana do contigente Henry Reeve voltou da Guinea Equatorial, na última semana, depois de prestar apoio no combate à pandemia. / Minsap

Cuba também é o único país da América Latina e Caribe a entrar na fase final de testes em humanos de uma vacina contra a covid-19. A expectativa é de que a Soberana 01 deve começar a ser distribuída em janeiro. 

Também as medidas preventivas adotadas logo no início da pandemia, como a quarentena a nível nacional e o acompanhamento diário dos casos fez com que a nação mantenha essa taxa 0,95 de letalidade.

:: Lula e outras personalidades pelo mundo pedem Nobel da Paz para médicos cubanos ::

Uruguai rumo ao retrocesso

Enquanto o Uruguai, que registra o menor número absoluto de mortes, é um país pequeno, com apenas 3,7 milhões habitantes -  população equivalente ao estado de Alagoas -  tem um dos sistemas de saúde mais consistentes da região, segundo especialistas.

Apesar dessa fortaleza, o governo de Luis Lacalle Pou, que assumiu a presidência em março, busca justamente diminuir a estrutura pública do Uruguai.


Na última quinta-feira, 17, a central sindical PIT-CNT organizou uma paralisação nacional contra o recortes no orçamento público / Reprodução

Apenas um mês depois de assumir a presidência, em abril, Lacalle Pou enviou a Lei de Urgente Consideração ao Congresso, que foi aprovada em julho, por uma pequena vantagem no Senado, 18 votos de um total de 30. 

A LUC é um pacote legislativo que altera cerca de 500 artigos da constituição e afeta vários setores públicos, como educação, previdência e, é claro, a saúde. 

O partido Frente Ampla, que governou o país de 2005 até março deste ano, classificou o projeto como uma restauração conservadora. 

O movimento sindical também rechaçou a proposta. no último dia 10 de setembro, a central PIT-CNT iniciou uma campanha por um referendo para revogar a lei e realizaram uma paralisação nacional na última quinta-feira.



 

Edição: Douglas Matos