Atualização

Hospital confirma primeira morte de profissional de saúde por covid-19 no RS

Desde início da pandemia, Estado soma 555 casos positivos confirmados e nove mortes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No Brasil, são 13.717 casos confirmados e 667 mortes - Divulgação

Uma técnica de enfermagem da emergência do Hospital Conceição foi a primeira profissional de saúde a falecer em decorrência do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Com 44 anos, residente em Alvorada, Mara Rúbia Silva Ceres tinha histórico de doença respiratória e estava em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde 2 de abril. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (7) pelo hospital e pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.

“Nosso sentido pesar à família e aos colegas do setor de Emergência do Hospital Conceição, que compartilharam da nobre missão da assistência neste momento crítico”, comunicou a direção do hospital, que é referência para o tratamento da doença no Estado. Já são nove vítimas de covid-19 no território gaúcho desde o início da pandemia.

::Portal todomundo.org é lançado para juntar esforços solidários contra a covid-19::

Ainda segundo levantamento da capital, Porto Alegre soma 265 casos confirmados de coronavírus. Aguardam análise 353 testes e 77 pacientes estão curados, sendo 45 homens e 32 mulheres. São consideradas curadas as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro.

::Pandemia da covid-19 gera maior crise do mercado mundial de petróleo em 30 anos::

Nos números da Secretaria Estadual da Saúde, o número de pacientes com covid-19 subiu para 555, agora registrados em 71 cidades gaúchas. Depois de Porto Alegre, os municípios com mais casos são Caxias do Sul, com 31; Bagé, com 27; Novo Hamburgo, com 23; Passo Fundo, com 14 e Canoas, com 12.

::Com função social enfraquecida, Petrobras reduz produção e prejudica trabalhadores::

No Brasil, conforme o último informe do Ministério da Saúde, são 13.717 casos confirmados e 667 mortes, uma taxa de letalidade de 4,9%.

Como tirar dúvidas

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Leandro Melito e Marcelo Ferreira