Pandemia

Governo deve usar quanto dinheiro for necessário para salvar vidas, defende Lula

Petista diz manter quarentena, comenta crise do coronavírus e prega solidariedade: "É preciso cuidar dos mais pobres"

|
Ex-presidente critica postura de Bolsonaro, elogia trabalho da imprensa e pede união nacional - Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva distribuiu em vídeo gravado para seu canal no YouTube sua primeira manifestação pública depois de retornar da Europa. Depois de 12 dias de agendas naquele continente, Lula testou negativo para coronavírus ao chegar ao Brasil e decidiu, mesmo assim, submeter-se a uma quarentena. O objetivo é se preservar e evitar riscos em contatos com pessoas próximas.

No vídeo, Lula classifica como patética a entrevista coletiva concedida pela equipe liderada pelo presidente Jair Bolsonaro. “Não era possível eu ficar quieto”, disse. E fez um apelo: “Eu estou cuidando de mim e quero que você cuide de você. E é obrigação do governo cuidar das pessoas, não de seu ego”.

O ex-presidente afirma que o governo não deve colocar a preocupação com a questão fiscal à frente do combate à pandemia e precisa investir recursos para que o país supere a pandemia da Covid-19 com o menor sacrifício possível da população. “Depois nos preocupamos todos com a recuperação do país.”

Lula elogiou a cobertura da imprensa no esforço de produzir informação sobre a pandemia observou ainda a contradição de Bolsonaro, que falou em instaurar estado de calamidade pública. “Primeiro ele diz que é histeria, depois diz que é calamidade.” Assista: