Reconhecimento

Lula viaja à Europa para receber título de cidadão honorário de Paris

Honraria já foi concedida ao cacique Raoni Metuktire e a Nelson Mandela

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O órgão parisiense afirmou que a concessão da honraria se deu pelo “engajamento do presidente Lula por seu trabalho com a redução das desigualdades sociais" - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Justiça

A convite da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na próxima semana à Europa para receber o título de cidadão honorário da capital francesa. Na ocasião, haverá o Festival Lula Livre em Paris, no Teatro do Sol, às 19h30, na próxima terça-feira (3), quando o ex-presidente deve se reunir com lideranças locais. 

A honraria foi concedida quando Lula ainda estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), pelo Conseil de Paris, o equivalente a uma Câmara dos Vereadores, em outubro de 2019.

Na época, em uma comunicado divulgado à imprensa, o órgão parisiense afirmou que a concessão da honraria se deu pelo “engajamento do presidente Lula por seu trabalho com a redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil permitiu que 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e tivessem acesso a serviços sociais essenciais.”

Lula será o segundo brasileiro a receber o título, ao lado do líder indígena kayapó Raoni Metuktire, que também já o recebeu. O líder sul-africano Nelson Mandela e o jornal francês Charlie Hebdo – que sofreu um ataque terrorista em 2015 – também já foram contemplados.

Genebra e Berlim

Aproveitando a viagem à Europa, Lula se reunirá, no dia 6 de março, com representantes do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), um conjunto de mais de 340 igrejas em cerca de 120 países. Na pauta, o ex-presidente falará sobre desigualdade social – tema já tratado com o papa Francisco, no Vaticano, em viagem recente. Já no dia 9, Lula deve se reunir com lideranças políticas e representantes do movimento sindical alemão. 

Edição: Vivian Fernandes