O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi autorizado a deixar a prisão temporariamente para ir ao velório e enterro do neto, Arthur.
Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, faleceu nesta sexta-feira (1º) em decorrência de uma meningite meningocócica. O velório será realizado neste sábado (2) no cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo do Campo (SP). A cremação do corpo está prevista para o meio-dia.
Após parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF), Lula viaja para São Paulo em uma aeronave concedida pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O pedido foi feito pela Polícia Federal. A defesa do petista se comprometeu a não fornecer informações sobre o trajeto.
A autorização foi concedida pela Justiça Federal com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal. Em janeiro, a Polícia Federal negou autorização para que o ex-presidente saísse da prisão para ir ao enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Quando o ministro Dias Toffoli expediu a autorização, o velório do irmão de Lula já havia ocorrido.
Arthur visitou Lula duas vezes desde que a prisão, no dia 7 de abril de 2018. Os pais dele são Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente.
Edição: Daniel Giovanaz