Um avião com 104 passageiros e tripulação estrangeira a bordo caiu próximo ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, capital de Cuba. A aeronave, um Boeing 737, era arrendada pela empresa estatal Cubana de Aviação.
A imprensa cubana informou que a aeronave caiu às 12h08 (hora local), em uma área de cultivos agrícolas, perto ao terminal número um do aeroporto internacional, uma zona não residencial, entre as cidades de Boyeros e Santiago de las Vegas.
De acordo com o jornal cubano Granma, foram localizados três sobreviventes do acidente aéreo, os quais se encontram em estado crítico e foram levados ao hospital.
“Ocorreu um lamentável acidente de aviação. Segundo a equipe da Cubana de Aviação, a aeronave transportava 104 passageiros, com nove membros da tripulação. As notícias não são nada boas, parece que há um alto número de vítimas”, disse o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, citado pela agência de notícias AFP. O mandatário se encontra no local do acidente.
Directamente desde el lugar de los hechos el prsidente cubano Miguel Díaz Canel supervisa las tareas de rescate del avión siniestrado en el aeropuerto internacional José Martí #Cuba #LaHabana pic.twitter.com/Mm1P94bTXa
— Prensa Latina (@PrensaLatina_cu) May 18, 2018
Testemunhas assinalaram que há um forte operativo de segurança, assistência médica e do Corpo de Bombeiros na zona de Rancho Boyeros.
De acordo com declarações de Mercedes Vázquez, diretora de Transporte Aéreo, ao portal Prensa Latina, o acidente ocorreu com o voo DMJ 0972, que fazia a rota Havana-Holguín e pertence à companhia Damojh, de Guadalajara, no México.
Edição: teleSUR | Traduação: Vivian Fernandes