Venezuela

Produzido pelo Brasil de Fato, documentário 'Comuna o Nada' participa de exibição no México

O diretor José Bernardes estará no evento; obra será exibida pelo Instituto de Formação Política do partido Morena

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Comuna Socialista Che Guevara, em Mérida, é uma das principais produtoras de cacau da Venezuela - José Eduardo Bernardes/ Brasil de Fato

Na próxima terça-feira (4), o Instituto Nacional de Formação Política (INFP), organização vinculada ao partido Morena, do México, fará uma exibição do documentário do Brasil de Fato, Comuna o Nada - A organização popular que sustenta a Revolução Bolivariana

O filme foi produzido durante o período eleitoral de julho de 2024 e visitou diversas comunas, em distintas regiões da Venezuela, para entender como essa organização se fortaleceu ao longo do tempo e qual o tamanho da influência das comunas na política venezuelana.

Na atividade desta semana, além do diretor do documentário, José Eduardo Bernardes, participam da exibição dois porta vozes das comunas venezuelanas: Felipe Vanegas, porta voz da comuna Che Guevara, que fica no estado de Mérida; e Jenifer Lamus, porta voz da comuna El Maizal, localizada nos estados de Lara e Portuguesa.

Localizado na Cidade do México, o INFP promove cursos de formação política remotos e presenciais. O Instituto integra o Morena, partido que está na presidência mexicana desde 2018, quando Andrés Manuel Lopez Obrador, foi eleito. AMLO, como é conhecido, governou o México até 2024, quando elegeu sua sucessora, Claudia Sheinbaum. 

A exibição online do documentário começa às 20h, horário do Brasil (17h do México) e terá transmissão via aplicativo Zoom. A identificação para acesso da reunião é: (Meeting ID: 860 9809 7109).

Assista ao documentário:

Edição: Thalita Pires