América Latina

Marco Rubio assume Usaid, agência dos EUA atacada por Elon Musk que Trump ameaçou fechar

Agência tem como missão como missão fornecer recursos financeiros a outros países em forma de ajuda humanitária

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"USaid participa de programas que vão contra" agenda de Trump, disse novo diretor interino de agência - MARK SCHIEFELBEIN/POOL AP/AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou nesta segunda-feira (3) que foi colocado no comando da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USaid, na sigla em inglês). 

O anúncio ocorre em meio a tensões da administração do presidente Donald Trump com a agência, que tem como missão fornecer recursos financeiros a outros países em forma de ajuda humanitária e projetos de desenvolvimento. 

Ao anunciar-se como “diretor interino” da agência durante uma visita a El Salvador, Rubio, que tem origem cubana, mas faz parte de uma ultradireita radical, afirmou que acabaria com a "insubordinação" da agência à agenda de Trump. Segundo ele, a Usaid não havia respondido a perguntas feitas pelo governo republicano e "esse nível de insubordinação torna impossível conduzir um tipo de revisão séria" sobre as atividades da organização.

Como senador desde 2011 até assumir o cargo no governo Trump, Rubio apoiou as atividades da USaid e afirmou que muitas das funções da agência continuarão, mas acusou-a de agir como se fosse uma "entidade não governamental independente". "Em muitos casos, a USaid participa de programas que vão contra o que tentamos fazer com nossa estratégia nacional", disse.

Histórico

Como parte de uma de suas primeiras decisões após retornar à Casa Branca em 20 de janeiro, Trump congelou as ajudas de Washington a outros países por três meses enquanto avalia se esses gastos respondem aos interesses do país. Desde então, a administração republicana tem pedido acesso a documentos e revisto contratos da USaid. 

No último domingo (2), o bilionário e chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), Elon Musk, classificou a USaid como uma "organização criminosa" em sua rede social X, ao responder a um vídeo no qual a agência é acusada de estar supostamente envolvida "em trabalhos sujos da CIA" e na "censura da internet".

Sem apresentar provas, Musk perguntou a seus 215 milhões de seguidores: "Vocês sabiam que a USaid, usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a covid-19, que matou milhões de pessoas?". Após as declarações de Musk, Trump afirmou que a USaid era “dirigida por lunáticos radicais” e que estava ponderando sobre o seu futuro.

A  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional “tem sido dirigida por um bando de lunáticos radicais, e estamos tirando eles de lá. E depois tomaremos uma decisão [sobre o seu futuro]”, disse o republicano.

Após as polêmicas, a conta da agência no X foi desativada, seu site segue sem funcionar e a sede da agência em Washington, amanheceu fechada também nesta segunda-feira (3). 

*Com AFP 
 

Edição: Leandro Melito