campo popular

Primeira vereadora do MST eleita no Rio terá diplomação popular no Quilombo da Gamboa

Atividade acontece nesta quarta (18) após cerimônia oficial no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Maíra foi eleita com 14.667 votos e vai representar o MST na casa legislativa pela primeira vez - Reprodução/Redes sociais

Primeira vereadora eleita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, Maíra do MST (PT) terá uma diplomação popular no Quilombo da Gamboa, na zona portuária, nesta quarta-feira (18), às 18h.

A historiadora de 29 anos foi eleita na esteira da renovação política que marcou a disputa municipal. O evento vai reafirmar, junto ao povo e os movimentos sociais, o compromisso do mandato no combate à fome, com a alimentação saudável e a reforma agrária. 

"O MST tem uma série de ferramentas – cozinhas comunitárias, horas solidárias – que podem contribuir tanto para a organização popular como para matar a fome", disse ao Brasil de Fato após ser eleita com 14.667 votos.

Maíra é professora e historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), militante do Levante Popular da Juventude e do Movimento Brasil Popular.

A jovem foi a única vereadora eleita pelo MST em uma capital. O movimento apoiou cerca de 700 candidaturas comprometidas com as pautas da reforma agrária popular, espalhadas em 12 partidos.

No estado do Rio, também foram eleitos com apoio do MST o prefeito de Maricá Washington Quaquá (PT), e os vereadores Pedro Henrique (PDT) em Conceição de Macabu, e Vaguinho (PT) em Paraty.

Cerimônia

A cerimônia oficial de diplomação dos candidatos eleitos também acontece na quarta (18), às 11h. Desta vez, o evento será no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, e não no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Com a diplomação, os eleitos se habilitam ao exercício do mandato para o qual se candidataram no pleito de 2024. 

Na capital, serão diplomados o prefeito Eduardo Paes e o vice Eduardo Cavaliere, ambos do PSD, além dos 51 vereadores que vão compor a Câmara do Rio nos próximos quatro anos. A solenidade é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.

O evento será transmitido ao vivo nos canais da Rio TV Câmara e do TRE-RJ no YouTube.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita