INTERCULTURALIDADE

Expomigra promove intercâmbio cultural entre migrantes e brasileiros em João Pessoa neste sábado (30)

Evento contará com serviços, produtos artesanais, artesanato indígena Warao, comidas típicas e apresentações culturais

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Evento reforça a importância da integração econômica e social dos migrantes, abrindo caminhos para maior autonomia e participação ativa na comunidade
Evento reforça a importância da integração econômica e social dos migrantes, abrindo caminhos para maior autonomia e participação ativa na comunidade - Red de Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza, neste sábado (30), em João Pessoa (PB), a 1ª Expomigra, uma feira intercultural voltada à sustentabilidade de migrantes e refugiados, especialmente venezuelanos e brasileiros residentes na Grande João Pessoa. O evento acontece no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, das 13h às 17h.

A exposição irá contar com serviços, produtos artesanais, artesanato indígena Warao, comidas típicas e apresentações culturais, promovendo um espaço de trocas interculturais entre venezuelanos indígenas e não indígenas e a população local.

A iniciativa marca a culminância do "modelo de graduação", um projeto piloto no Brasil financiado pela Cáritas Suíça. Esse modelo busca apoiar a inclusão econômica da população migrante em situação de vulnerabilidade, promovendo meios de vida sustentáveis e qualificações técnicas.

Além de visibilizar pequenos negócios já existentes ou em fase inicial, o evento reforça a importância da integração econômica e social dos migrantes, abrindo caminhos para maior autonomia e participação ativa na comunidade.

Entre as instituições parceiras que estarão no evento, destacam-se o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM NE), Cordel Vida, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Estadual de Referência para Migrantes e Refugiados (CERMIR) e o Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves